A epicondilite lateral é uma patologia dolorosa, bastante frequente no cotovelo quando existe um uso excessivo. Não surpreendentemente, jogar ténis ou outros desportos com raquete é uma das causas frequentes para o surgimento da epicondilite lateral, por isso é frequentemente chamada de cotovelo do tenista.
Conforme explicamos no item anterior, a dor no cotovelo pode ser desencadeada por uma tendinite. Esse problema é uma inflamação que afeta os tendões e, quando ocorre nessa região, prejudica a articulação e limita os movimentos.
A dor no cotovelo pode ser causada por uma série de problemas. Uma das causas comuns em adultos é a tendinite, uma inflamação e lesão dos tendões - tecidos moles que prendem os músculos ao osso. As pessoas que praticam esportes com raquete estão mais propensas a lesionar os tendões por fora do cotovelo.
Tudo culpa do nervo ulnar A função dos nervos é transmitir ao cérebro mensagens sobre as sensações percebidas pelos receptores de tato, temperatura, choque ou dor, por meio de impulsos elétricos. A batida no cotovelo estimula o nervo ulnar, provocando uma descarga elétrica que gera uma falsa informação de dor.
As lesões mais simples demoram até 5 dias para recuperar completamente, mas no caso de lesões mais graves, havendo roxidão, inchaço e dificuldade para caminhar, o tempo de recuperação pode demorar até cerca de 1 mês, sendo necessário fazer reabilitação.
No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.
O que fazer em caso de luxação da articulação