A síndrome da boca ardente é diagnosticada pela exclusão de outros fatores que podem causar ardência oral. Os fatores podem incluir medicamentos, diabetes tipo 2, alergias e deficiências de vitaminas, entre outros.
O tratamento para a síndrome da boca ardente é feita de acordo com a causa, podendo ser recomendada ajuste na prótese dentária, terapia, no caso da SBA causada por transtornos psicológicos, ou tratamento com medicamentos no caso da SBA causada por refluxo e infecções.
Problemas bucais A sensação de queimação também pode ser causada por outro problema de saúde bucal, como candidíase oral (uma infecção fúngica na boca) ou língua geográfica (aparência de mapa na superfície da língua). O dentista pode diagnosticar o problema e fornecer opções para reduzir a dor e o desconforto.
As causas podem ser variadas, passando por candidiase-como-reflexo-da-baixa-imunidade, uso de alguns medicamentos e presença de doenças como o diabetes. Contudo, o tratamento costuma ser rápido (durando, em média, de um a nove dias dependendo da gravidade.
Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).
Quando se acha que se pode estar com candidíase genital é importante ficar atento a alguns sinais que incluem:
O fungo causador da candidíase pode ser encontrado no exame de Papanicolaou, no qual é feita a raspagem do canal vaginal e colo do útero para análise laboratorial.