São calcificações das paredes dos vasos, portanto, distribuídas em compartimentos neurovasculares. Podem ocorrer na doença aterosclerótica, aneurismas, insuficiência venosa crônica, diabetes mellitus (arteriosclerose de Mönckeberg) e nas malformações venosas (flebólitos)(1,6) (Figuras 1 e 2).
Uma calcificação patológica altera o metabolismo das células, fazendo com que os sais seja depositados em órgãos em que seu depósito não é comum/esperado, isto é, fora do tecido ósseo. Logo, a ausência de calcificações patológicas diz respeito à falta destas mineralizações.
A calcificação ao redor da prótese do quadril é chamada de ossificação heterotópica e pode apresentar diversos graus de intensidade, podendo chegar até mesmo a evoluir com limitação do arco de movimento do quadril.
Através da artroscopia para localizar a calcificação retira-se o cálcio ali depositado. Após a cirurgia, sessões de fisioterapia por seis a oito semanas poderão ser feitas para fortalecer o tendão, diminuir a dor e evitar novos depósitos de cálcio no local operado.
Um dos locais mais comuns de calcificação do tendão é na patela, um tendão que fica no joelho. Esse tipo de calcificação está relacionado a um problema que começa na adolescência, chamado de doença de Osgood-Schlatter.
Pode estar relacionado à prostatite crônica, assintomático na maioria das vezes. Não está associada ao aumento do risco de câncer de próstata ou hiperplasia benigna da próstata.
Sendo assim, o tratamento é feito com prescrição de analgésicos, antiinflamatórios e fisioterapia. O uso de terapias por ondas de choque, perfurações da calcificação e ultrassom também são opções utilizadas.
A calcificação no ombro é também conhecida como tendinite calcária, ela consiste no depósito de cristais de cálcio dentro dos tendões mais profundos do ombro, são chamados de tendões do manguito rotador.
Entre os tratamentos indicados estão à prescrição de analgésicos, repouso, crioterapia e fisioterapia. Em outros casos também pode haver a necessidade de tratamento cirúrgico, que é realizado com o objetivo de retirar o depósito de cálcio do tendão, procedimento que pode ser feito por meio de artroscopia do ombro.
Ainda não se sabe exatamente porque esta calcificação se forma mas a teoria mais aceite é a de que ela se forma devido a diminuição de sangue que chega ao tendão inflamado, havendo uma deposição de sais de cálcio nesse local.
Quando sais de cálcio são depositados em tecidos frouxos não osteoides, enrijecendo-os, dá-se o nome de calcificação ou mineralização patológica. As calcificações podem ocorrer em concomitância a vários processos patológicos (necroses, degenerações), etc.
O que são essas calcificações cerebrais? São estruturas ósseas que se formam dentro do cérebro. As calcificações são compostas do mesmo material que forma nossos ossos e dentes, por exemplo.
As calcificações cerebrais geralmente representam processos sequelares de quadros neurológicos prévios . Muitas vezes o próprio paciente não sabe especificar ou recordar algum evento relevante que justifique a calcificação .
O que quer dizer calcificacao nodular subependimaria a esquerda numa tomografia computadorizada? As calcificações subependimárias são comumente "achados" de exame. Dentro da nossa cabeça há espaços contendo um liquido chamado de liquor que é produzido por células que se agrupam em um emaranhado chamado plexo coroide.
A calcificação da aorta é uma alteração que acontece devido ao acúmulo de cálcio no interior da artéria aorta, o que diminui a elasticidade da artéria e dificulta a passagem do sangue, causando sintomas como dor no peito e cansaço fácil, além de aumentar o risco de complicações graves como infarto ou AVC.
O que acontece na aterosclerose é que, sob diversos estímulos, entre eles o fumo, a artéria se altera e reage. Ela multiplica suas células, recebe o depósito de substâncias circulantes, por exemplo, as gordurosas e sofre um processo de calcificação que promove seu endurecimento.
O “Golf Ball” é uma pequena imagem branca em forma de “bolinha” dentro dos ventrículos cardíacos. Isto nada mais é do que uma pequena calcificação no músculo papilar, que prende a válvula cardíaca no músculo, dando sustentação a ela (ilustração abaixo).
Vale explicar que a angioplastia é uma técnica intervencionista minimamente invasiva que utiliza um cateter e um “stent” para desobstruir a artéria sem a necessidade de cirurgia.