Higiene corporal: cuidados e medidas tomadas em relação ao corpo para a promoção e manutenção da saúde. A higiene corporal envolve também a higiene bucal, esta será detalhada mais adiante. Higiene coletiva: cuidados e medidas tomadas buscando o bem comum.
Objetos de higiene
Itens necessários para manter a higiene em dia
Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e bactérias, como vermes, penetrem no corpo e causem doenças. É por meio da higiene pessoal correta que o corpo se fortalece e fica limpo e saudável.
Associada a outros riscos, como a subnutrição e problemas de higiene, a falta de saneamento facilita a propagação de doenças, sobretudo entre aqueles que apresentam uma saúde mais fragilizada. Para você ter uma ideia, a diarreia causa anualmente, em todo o mundo, a morte de 361 mil crianças com menos de 5 anos.
A limpeza inadequada e a falta de uso do fio dental favorece a proliferação de bactérias que podem causar infecções e agravar lesões, como as provocadas por próteses e pontes mal ajustadas à boca.
Doenças que a falta de saneamento básico transmite. Confira!
Lavar em água corrente os vegetais folhosos, folha a folha, e as frutas e legumes um a um; Colocar de molho por 10 minutos em água clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio [2,5%] ou água sanitária – 2,0 a 2,5% – para 1 litro de água);