Ao aplicar a ventosa, a região aplicada naturalmente fica mais avermelhada devido ao acúmulo de sangue no local. À medida que a pessoa sente mais dor e incômodo no local, mais escura será a marca da ventosa, mostrando assim o quanto o paciente precisa do tratamento.
O tempo de duração varia entre 10 a 20 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas, ou até 10 sessões realizadas uma vez por semana durante 10 semanas consecutivas. Pode-se ainda usar as ventosas associadas a outras técnicas como o agulhamento a seco (Dry-Needling) e a acupuntura.
A ventosa é uma excelente ferramenta e não há contraindicações para o uso diário; salvo quando há problemas circulatórios, feridas no local e alguma outra comorbidade que possa dificultar a cicatrização, como a diabetes, por exemplo.
Como funciona uma ventosa?
Então, em média, uma sessão de ventosaterapia custa entre sessenta a cem reais, vai depender da sua localidade. Se for uma área que cobra o pessoal não paga muito, não dá tanto valor assim a uma terapia, aí você começa cobrando sessenta reais, setenta, pra o pessoal ir conhecendo o seu trabalho, depois você aumenta.
Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso. As marcas circulares vermelhas causadas pela terapia desaparecem em até 48 horas, e aconselha-se a evitar a exposição ao sol durante este período.
Um tratamento básico por acupuntura envolve 10-15 sessões (1-2 sessões por semana), por de 2-3 meses, podendo ser mais prolongado no caso de dor severa e/ou mais difusa.
O tempo recomendável à realização de uma sessão de acupuntura é em torno de 30 minutos, compreendida essa não apenas como a inserção e manipulação das agulhas, mas incluindo também a reavaliação do paciente, a localização dos pontos a serem puncionados e o reposicionamento das agulhas, sempre que necessário.
Às vezes, é possível obter alívio imediato após 1 ou 2 tratamentos. Em outros casos, pode demorar 1- 2 dias para que ocorra a resposta ao tratamento, ou ainda podem ser necessárias várias sessões de tratamento para começar a notar os resultados.
Após a identificação dos sintomas de ansiedade, realizados pela queixa da paciente e pela análise clínica embasada no DSM IV, foram realizadas 10 sessões de acupuntura tradicional chinesa, utilizando como referencial teórico a literatura clássica da medicina chinesa.
As agulhas fazem estímulos no sistema nervoso, que reage produzindo substâncias químicas, as quais podem ser analgésicas para as dores, estimulantes, ou relacionadas a emoções como a felicidade e bem-estar.
9 pontos no corpo para pressionar e aliviar o estresse
Dependendo de onde vão as agulhas, acupuntura pode causar o sistema nervoso produzir produtos químicos analgésicos, impulsionar a capacidade natural do corpo para curar-se ou estimular a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a ansiedade.
Controle da ansiedade, estresse e depressão Embora o mecanismo de ação da acupuntura não esteja totalmente elucidado, vários estudos demonstram que a estimulação de pontos específicos ajuda a regular a produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pela felicidade e pelo relaxamento.
A agulha de acupuntura inserida através da pele, ultrapassa o tecido celular sub-cutâneo e, em nível de músculo, estimula as terminações nervosas livres – receptores específicos para dor e temperatura, que nada mais são do que os dendritos das fibras nervosas A delta e C.
A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que ...
Possíveis efeitos colaterais Como com qualquer tratamento médico que envolva agulhas, algumas pessoas podem se sentir mal e precisar se deitar. A acupuntura pode causar hematomas ou hemorragias em pessoas com distúrbios de hemorragia graves ou que tomam medicamentos para afinar o sangue.
A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.
A acupuntura pode ser usada para tratamentos de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ajuda a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.
Não existe qualquer contraindicação para uso da acupuntura. A técnica pode ser ser considerada contraindicada em situações específicas, por exemplo, há restrições para determinados pontos em gestantes e crianças.
A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses consideram que nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi.
A acupuntura tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores. Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como patologias do sistema musculoesquelético, doenças neurológicas, doenças respiratórias e patologias gastrointestinais.
Isso pode acontecer porque certos pontos de energia do seu corpo estão sendo ativados pela primeira vez. Seus sintomas podem piorar um pouco antes de melhorar. "A dor não é uma coisa negativa, mas você não quer que isso dure. A maior parte do tempo se dissipa”, disse Choudhury.
Quem pode fazer acupuntura? Apesar de ser uma especialidade da Medicina, a legislação não restringe o exercício profissional da acupuntura somente aos médicos. Aliás, alguns conselhos profissionais, como o de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional reconhecem a prática.
As agulhas de acupuntura são bem menores do que as agulhas utilizadas para coleta de sangue, vacinas, etc. Elas são feitas de material variados, existindo agulhas de ouro e prata. O calibre (diâmetro) das agulhas são comparáveis ao do fio de cabelo humano.