Metais: os metais constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços). Eles estão representados pela cor amarela na Tabela acima e correspondem a 87 elementos.
O cobre é um metal de número atômico 29, que é encontrado na natureza, principalmente nos minerais calcocita, calcopirita e malaquita, além de também estar presente no mineral turquesa.
A calcosite ou calcosita (Cu2S), que tem em sua composição sulfetos (compostos de enxofre), sofre aquecimento na presença de oxigênio, etapa essa denominada ustulação, e libera o cobre na forma simples. Aqui, o enxofre, preso ao cobre, une-se ao gás oxigênio formando o gás dióxido de enxofre (SO2).
O cobre é um mineral que se encontra no sangue, fígado, cérebro, coração e no rim e, é importante para várias funções do corpo, como produzir energia, formação dos glóbulos vermelhos, formação dos ossos.
É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.
Características e aplicações – O cobre é um metal muito utilizado para a construção de condutores elétricos, já que é muito dúctil e maleável. – A eletricidade que flui por meio dos fios de cobre encontra muito menos resistência que encontraria em fios de alumínio ou aço, por exemplo.
É comum que haja confusão entre cobre, latão e bronze. Isso ocorre porque ambos são ligas de cobre, têm quase a mesma cor e são utilizados para fabricar alguns produtos em comum. A grande diferença entre eles está na composição da liga e em suas aplicações.
Tabela Nacional de Preços
Ouro: O produto recertificado Ouro é o menino dos olhos de qualquer cliente, já que possui as mesmas características de um produto novo. ... Bronze: O produto recertificado bronze é o que possui menor preço, já que os riscos e arranhões podem ser mais aparentes, dando para perceber que o produto já foi manuseado.
O ouro é um metal bastante macio. Quando arranhado em uma superfície de cerâmica, ele deixará um rastro dourado. Em contrapartida, o latão é mais duro e deixará um rastro preto. Basta pressionar o metal em uma superfície de cerâmica não polida e arrastá-lo.