crossorigin="anonymous">
Os primeiros registros quanto aos doces datam o século I a.C: o grande filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, descrição que imediatamente faz pensar a um dos doces ...
O sagu é uma sobremesa originária da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, sendo bastante popular em toda a região Sul do país. Ela é feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, sendo muito comum o uso do vinho tinto. Também pode ser usado leite ou diferentes sucos no cozimento.
Pavê é um doce brasileiro de inspiração francesa. Seu nome deriva da palavra pavage (francês), que significa “pavimento”, ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos que compõem a sobremesa.
Costuma ser cortada com aproximadamente 15 anos de idade, logo antes de florescer. Isso porque os frutos da planta consomem o amido, deixando seu interior oco e fazendo a planta morrer. O interior esponjoso da palmeira é retirado, triturado e seu amido é extraído.
amido
Sagu: origem A extração ocorre no tronco dessas plantas e elas costumam crescer rapidamente nas planícies e pântanos de águas doces dos trópicos. ... Isso ocorreu – de acordo com o dicionário Houaiis da língua portuguesa – quando os portugueses associaram a palavra “Sagu” com a goma que os índios extraíam da mandioca.
De hábitos tropicais, a palmeira-sagu revoluta necessita de uma boa dose de sol diariamente para viver bem vistosa, não precisa ser necessariamente sol direto durante todo o dia, porém é aconselhável várias horas por dia, o que dificulta o cultivo em interiores, que precisam ser bem abertos para a entrada de luz.
Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). ... Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
Ela gosta de local ventilado. O solo de plantio deve ser uma mistura do solo do local, substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa em partes iguais. As regas devem ser espaçadas, e o solo não deve ficar encharcado. Evite regar as folhas com água tratada com cloro; nesse caso regue apenas a base ou tronco.
Para plantar uma cica, abra uma cova duas vezes maior que o torrão. Coloque areia no fundo misturando de leve com a terra do fundo. Acrescentar cerca de 2 litros de adubo animal de curral curtido e composto orgânico, misturados com um pouco de areia. Plantar a muda e regar.
Como adubar essa planta: Para o plantio preparar uma mistura de solo local, terra vegetal, areia grossa e composto orgânico, em partes iguais. Utilizar essa mistura na cova de plantio. Para manutenção aplicar NPK ao redor da planta, sempre mantendo uma distância entre o adubo e caule.
A empresa foi adquirida em janeiro de 1993 pela Unilever, então Gessy Lever. A fábrica de Jundiaí foi fechada em 1998 e hoje parte da antiga fábrica é uma loja de materiais de construção, já a marca CICA foi extinta em 2003.
75 anos de história A primeira renovação da marca aconteceu com a adoção do personagem Jotalhão, de Maurício de Souza, substituindo o desenho realista de um elefante.
Não necessita de podas, apenas remover as folhas quando estiverem secas. A Cica é muito resistente a pragas e doenças, mas se for atacada por cochonilhas, um dos métodos de controle é cortar as folhas, depois disso, emitirá novas folhas em pouco tempo.
Como adubar essa planta: Para o plantio preparar uma mistura de solo local, terra vegetal, areia grossa e composto orgânico, em partes iguais. Utilizar essa mistura na cova de plantio. Para manutenção aplicar NPK ao redor da planta, sempre mantendo uma distância entre o adubo e caule.
Luis Bacher responde: No inverno, as cicas (Cycas revoluta) entram em repouso vegetativo e suas folhas ficam com aparência sofrida. Porém, com a chegada da primavera, surge uma nova brotação e a planta se recupera. Nessa época, o ideal é retirar as folhas velhas e adubar com NPK para dar força à cica.
Remova somente as folhas mortas ou danificadas. É importante deixar pelo menos duas fileiras (ou mais) de folhas maduras. Comece a procurar folhas mortas, quase mortas ou quebradas na parte inferior. Use o equipamento de poda para remover estas folhas do tronco. Corte-as pelo a 5 cm de distância do tronco.
Para conter o crescimento da palmeira, é recomendado realizar algumas podas. Cortar as folhas também é uma forma de remover danos, como é o caso das pontas queimadas ou escurecidas.
pH elevado – O solo mais alcalino por causa do índice de pH desregulado para cima é outra causa para a queimadura nas pontas das folhas e as deixa com aspecto retorcido. ... O pH desregulado impede que a planta absorva os elementos necessários para seu correto desenvolvimento.
Saiba como recuperar uma planta seca
Como cuidar da ráfia Sol: é uma planta que prefere ser cultivada na meia-sombra, mas tolera tanto locais com sol pleno ou sombra. Em interiores, deve ficar em espaços bem iluminados. Rega: regue ao menos uma vez por semana e, caso necessário, aumente a frequência nos meses mais quentes do ano.
As folhas maiores e brilhantes devem ser lavadas com água fria e, se estiverem oleosas, com uma gota de detergente ou sabão neutro. Para auxiliar nessa lavagem, você pode usar uma esponja macia ou um pano.