Balanço hídrico é definido pela mensuração e registro do total de líquidos ingeridos e elimina- dos pelo paciente durante um período de 24 horas.
Valores calculados:
Agência de Informação Embrapa Evapotranspiração e coeficiente da cultura. A evapotranspiração da cultura (ETc) refere-se aos processos de transpiração pelas plantas e evaporação direta do solo, que ocorrem simultaneamente.
NECESSIDADE DE ÁGUA DAS HORTALIÇAS As plantas obtêm praticamente toda a água de que necessitam através do sistema radicular. Da água absorvida, a planta não retém mais que 2%, sendo o restante transferido para a atmosfera pela transpiração, após vários processos fisiológicos.
Embora as mudas não enraizem sem umidade, a profundidade da semeadura não deve ser aumentada para obter umidade. Quando se espera que a umidade efetiva se situe a uma profundidade de, pelo menos, 50 mm, é melhor esperar pela chuva ou semear as sementes a uma profundidade inferior a 50 mm, na esperança de chuva.
V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).
Quanto Adicionar de K para Saturar a CTC do Solo A fórmula para calcular o T é a seguinte: T = K+Ca+Mg+(H+Al) expressa esta CTC em cmolc/dm³. Segundo Passo: Calcular quanto foi liberado de cargas negativas, na prática 65% quando se atinge pH do solo igual a 6,0 com a calagem.
A aplicação pode ser feita de duas formas, sendo posicionada ou disseminada. A posicionada é feita no momento do plantio, localizando o fertilizante a aproximadamente 7 cm da lateral da semente e 5 cm abaixo dela. Já a disseminada resulta em boa parte do potássio aplicado permanecendo no topo de 2 cm ou 5 cm do solo.
Identifique o resultado da análise do solo da sua propriedade e verifique na tabela de adubação qual o nível do nutriente. Olhe se está baixo, médio ou alto em teores de nutrientes e qual a recomendação de adubação.
Como interpretar a análise química do solo
Matéria orgânica e argila O teor de matéria orgânica é útil para dar idéia da textura do solo, com valores até de 15 g/dm3 para solos arenosos, entre 16 e 30 g/dm3 para solos de textura média e de 31 a 60 g/dm3 para solos argilosos.
Análise Química do Solo e sua Importância