EQST

O Que Automedicaço Causas E Quais So As Consequncias?

O que é automedicação causas e quais são as consequências?

A automedicação se caracteriza pela prática de tomar remédios, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. Nessas situações, a pessoa tende a medicar-se por conta própria ou por indicação de amigos, familiares e conhecidos. Tal hábito geralmente está relacionado à intenção do paciente em aliviar algum sintoma.

Que cuidados temos de ter ao usarmos certos medicamentos quais os perigos ou os riscos da automedicação?

Ele deve ser guardado em local seguro, longe do alcance das crianças. Para evitar a ingestão acidental de medicamentos, não os deixe soltos em gavetas, dentro de vasos, potes, objetos de decoração ou de qualquer outra forma que permita o acesso de animais domésticos, crianças ou idosos.

Quais os motivos que levam uma pessoa a tomar medicamentos?

Desiquilíbrios nos Neurotransmissores: Vários transtornos mentais, como déficit de atenção, ansiedade, alguns casos de depressão, e vários outros, são causados pela falta de algum neurotransmissor, como a dopamina, a serotonina, noradrenalina, ou outros.

Por que a automedicação é perigosa?

A falta de conhecimento a respeito de um medicamento pode também levar ao uso de substâncias que causam alergia. Algumas reações alérgicas podem ser graves e desencadear até mesmo a morte. Além desse problema, o uso de medicamentos por conta própria pode causar uma melhora falsa nos sintomas.

Quantas pessoas morrem por automedicação?

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem ao ano vítimas da automedicação no Brasil.

Como os fármacos podem ser classificados?

Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.

Quais são as classificações dos medicamentos?

Classificação dos medicamentos: comprar um medicamento pode ser uma tarefa complexa. A legislação para a fabricação de remédios sofreu alterações nas últimas décadas e ainda causa confusão. A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.

Quais são os grupos de fármacos?

Os produtos farmacológicos dividem-se nos seguintes grupos:

  • Agente colinérgico;
  • Amebicida e tricomonicida;
  • Aminoglicosídeos;
  • Analgésico de ação central;
  • Analgésico narcótico;
  • Antiarrítmico;
  • Anticoagulante;
  • Anticonvulsivante;