Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Macedônia (então sob influência grega e onde o grego era a língua predominante), filho de um médico. De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica. ...
A filosofia de Aristóteles abrange a natureza de Deus (Metafísica), do Homem (Ética) e do estado (Política). Para ele Deus não é o criador, mas sim o motor do universo, pois ele não pode ser resultado de alguma ação e não pode ser escravo de amo algum.
Em sua ética ele defende que o ser humano em suas atividades e em suas escolhas busca sempre um fim que pareça bom e desejável e o fim último de todas as buscas é a felicidade. E a felicidade consiste em o ser humano alcançar a sua missão, o seu objetivo, algo que lhe é próprio.
E existem sete tipos diferentes delas: servidor, artesão, guerreiro, estudioso, sábio, sacerdote e rei. Cada uma dessas almas nos ajuda a evoluir de uma certa maneira....Existem 7 tipos de almas no mundo! qual tipo de alma você é?
Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos ( filhos da Polis).
“A condição humana” de Hannah Arendt. Ao começar sua obra, “A condição humana”, Hannah Arendt alerta: condição humana não é a mesma coisa que natureza humana. A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem.
O mal torna-se banal quando o membro de uma organização, seja ela política ou empresarial, separa os seus valores éticos individuais do comportamento duvidoso da organização, com a qual é cúmplice.
As três atividades fundamentais de Hannah Arendt são o labor, o trabalho e a ação, sendo que a primeira delas, o labor, constitui-se das atividades e processos biológicos que viabilizam a vida humana.