O apótema é um segmento de reta que parte do centro de um polígono e vai até o ponto médio de um de seus lados. Como esse triângulo é equilátero, o apótema também é bissetriz e altura do ângulo central AÔC.
Método 3 de 3: O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
→ Apótema: Representado por “m”, é o segmento de reta que liga o vértice da pirâmide ao ponto médio de qualquer aresta pertencente à sua base; ... O segmento “c” de reta que liga esse centro ao ponto médio de qualquer aresta da base é chamado de apótema da base.
Triângulo é uma figura geométrica formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos. Para fazer o cálculo do perímetro de um triângulo basta fazer a soma da medida de todos os lados, a soma dos ângulos internos é sempre 180º.
O ângulo central do polígono regular é o ângulo central da circunferência que passa por dois vértices adjacentes (consecutivos) do polígono regular inscrito.
Divida 360, que é total de todos os ângulos centrais, por 10, que é número de ângulos centrais, para encontrar o ângulo de um dos ângulos centrais. Em um dodecágono, cada ângulo central é igual a 36 graus.
Tem mais depois da publicidade ;) A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
15 lados
Resposta. Resposta: O polígono que tem ângulo central de 60º é um hexágono regular.
A resposta é 30 lados, porém preciso da resolução!
Resposta. O ângulo externo Ae de um polígono regular se relaciona com o número n de lados através da fórmula: Como Ae = 90 , vem: n = 4 lados.
Resposta. O polígono regular tem 24 lados. Sucesso!
octógono
eneágono
Resposta: É incorreto afirmar isso, pois a figura regular que tem ângulos externos iguais a 40° é o eneágono (9 lados), não o octógono. Explicação passo-a-passo: Em todo polígono regular, os ângulos externos são todos iguais e equivalem a 360° dividido pelo número de lados.
Resposta. A medida de um ângulo interno é dada por: ai = 180*(n-1)/n . (I) E a medida de um ângulo externo é dada por: ae = 360/n . (II) Como a medida de um ângulo interno é o triplo da medida de um ângulo externo, então deveremos tomar a igualdade (I) e igualá-la a 3 vezes a igualdades (II).
Caso queira calcular o valor de cada ângulo interno, basta dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono. Vale lembrar que essa fórmula só deve ser utilizada em polígonos regulares, pois eles possuem os ângulos internos iguais.
Por exemplo, no triângulo abaixo, temos um ângulo interno de 70º: ao se prolongarmos um dos lados desse ângulo, obtemos seu ângulo externo, cuja medida é de 110º pois, 110º+70º=180º.
Definição de ângulo externo Um ângulo externo é a abertura entre o prolongamento de um lado de um polígono e o lado adjacente a ele.
é um ângulo externo. ... Assim, um ângulo externo de um triângulo é o ângulo formado pelo prolongamento de um lado e o lado adjacente. O ângulo externo é suplementar ao interno adjacente.
Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus. Quando estivermos na presença de um polígono regular (com todos os lados iguais), podemos calcular os ângulos externos dividindo 360 por três.
Ângulos alternos externos Ocupam a região externa das retas paralelas e, ao mesmo tempo, estão em lados opostos da reta transversal.
Quando duas retas paralelas são cortadas por uma transversal, oito ângulos são formados. Desses oito, quatro ficam na região interna e os outros quatro na região externa. ... Nesse exemplo, o ângulo α está à esquerda da reta t, e o ângulo β à sua direita. Portanto, eles são alternos internos.
Duas retas concorrentes formam entre si ângulos de 180°, que são chamados de ângulos suplementares. Para um ângulo ser suplementar, a sua soma deve resultar em 180°. Veja: Se as retas concorrentes formarem ângulos de 90°, ou seja, ângulos retos, elas serão perpendiculares.
Ângulos colaterais externos estão do mesmo lado na região externa de duas retas paralelas. Na imagem a seguir, os ângulos α e β estão do mesmo lado na região externa e, por isso, são colaterais externos.