Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, a) cultura e tipo Ideal.
A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.
Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.
14 de junho de 1920
Resposta: A contribuição de Max Weber pode ser notada a partir do entendimento da perspectiva histórica, fato que torna um determinado lugar plural, e, além disso, o autor combina essa noção temporal, com o respeito as particularidades de cada espaço.
Na concepção de Weber é um instrumento de análise sociológica para o entendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, ...
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Weber acredita que o racionalismo ocidental que se relaciona com a economia capitalista e a burocracia do Estado trouxe ao homem a capacidade de dominar o mundo por meio da ciência e da técnica, mas também é responsável pela perda do sentido da vida e a perda da liberdade (SELL, 2006).
Teve enorme importância por seus escritos como Capital, Manifesto Comunista, Trabalho Assalariado e Contribuição à Crítica da Economia Política. Analisando o capitalismo, Marx desenvolveu uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria.
A Sociologia é uma disciplina científica que tem por objetivo compreender a sociedade, os padrões, interações e relações sociais e culturais. ... É a partir dessa perspectiva que a sociologia contribui para que possamos compreender a sociedade contemporânea.
O grande destaque weberiano consistia na compreensão da flutuação do sentido que, adicionada à ação, fundamentava a sociologia compreensiva (método hermenêutico). Ao estabelecer o método de interpretação da realidade social, Weber uniu compreensão e explicação, emergindo daí a decifração do sentido da ação.
Burocracia designa, em Weber, um quadro de funcionários que, organi- zados dentro de uma forma específica e submetidos a normas de conduta também específicas e determinadas, exercem autoridade legal.
Ao cientista compéte captar, pois, o sentido produzido pelos agentes em todas as suas conseqüências. As conexões que o cientista estabelece revelam as implicações da ação social políticas, econômicas, religiosas etc. O cientista pode, portanto, descobrir o nexo entre as várias etapas em que se decompõe a ação social.
A neutralidade axiológica "é o princípio que permite tratar os valores de uma maneira que é intrínseca à investigação científica." (J. Freund, "La neutralité axiologique" - in Études sur Max Weber, 1990). Mas a neutralidade axiológica não corresponde a um positivismo insípido.
Quando Weber propôs o conceito de Tipo Ideal estava preocupado em esclarecer a função lógica e a estrutura dos conceitos utilizados nas Ciências Sociais. ... Por ser fruto de seleção de aspectos individualizados e enfatizados os tipos serão “ideais”, ou seja, não reproduzem a realidade tal como ela é em si mesma.
Significado de Neutralidade substantivo feminino Estado oficial de um governo que não toma parte em uma guerra. As nações que não participam do conflito direta ou indiretamente são chamadas neutras. Os países em guerra são chamados beligerantes.
Para Weber, porém, se à ciência não cabe emitir juízos de valor, também é preciso lidar com o fato de que os valores são seu objeto e um dos objetivos da revista da qual acabara de assumir a direção, era o de realizar uma "crítica científica" dos ideais e dos juízos de valores.
Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético.
Weber, por sua vez, defenderia a íntima relação entre Sociologia e História. Disciplinas próximas, porém não idênticas, pois, "enquanto a causalidade sociológica busca leis gerais, a causalidade histórica privilegia a seqüência singular de eventos que caracterizam um fenômeno histórico particular".
Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas? a) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Podemos elencar muitos exemplos de ação social que fazem parte da rotina diária de maneira subjetiva.
Resposta. Resposta: *De acordo com as análises de Max Weber a religião é uma ação social racional com relação à valores, é também uma ação social tradicional e afetiva.
A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. Tomemos o ato de escrever como exemplo. Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa. ...
c) Ação Social de modo afetivo: é determinada pelos afetos ou estados emocionais; a relação entre os indivíduos expressa-se em termos de lealdade e incompatibilidade.
A ação social racional com relação a valores, ou seja, que orienta ação mas possui valor; A ação social afetiva, que é movida por sentimentos; E por fim, a ação social tradicional que tem como fonte os costumes ou hábitos sociais.
Na Sociologia, a ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade, e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro).
mas, um exemplo de ação social tradicional seria usar preto para simbolizar luto a alguem, um exemplo de ação social afetiva, seria ajuda a lares de idosos e etc, pois é movida por sentimento.
Do mesmo modo, as ações irracionais seriam estabelecidas: Ação irracional afetiva: determinada pela emoção, ou seja, pelos sentimentos do agente pelos alters (outros); através de relação familiar, amorosa e variadas. Ação irracional tradicional: o nome já se subentende esse tipo de (inter)ação.