A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
A elasticidade é antônimo de sensibilidade quando se analisa a reação de uma variável final no mercado de bens. 4a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 Quando um bem ou serviço tem uma demanda chamada de inelástica, quando há diminuição do seu preço o efeito previsível é: Aumento do dispêndio total.
Ela é influenciada pelo preço desse produto no mercado, o custo dos insumos e a tecnologia, por exemplo. Já quem estabelece a demanda é o consumidor. ... Em Economia a relação entre a oferta e a demanda é representada por um gráfico onde existe um único ponto de encontro conhecido como ponto de equilíbrio.
No mundo real, muitos fatores que afetam a demanda e a oferta podem mudar todos de uma só vez. ... O aumento nos salários dos funcionários leva a uma diminuição da quantidade de serviços postais ofertada ao preço dado, causando um deslocamento para a esquerda da curva da oferta.
Principais pontos. Deslocamento da curva de oferta: mudanças nos custos e outros fatores relacionados à produção podem fazer uma curva de oferta inteira se deslocar para a direita ou para a esquerda. Isto gera uma maior ou menor quantidade ofertada a um determinado preço.
As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.