Calibrada para determinada faixa de temperatura, quando esta abaixa, a válvula termostática se fecha novamente. Mas, por que ela não fica aberta direto? Se isso acontecer, a temperatura do motor nunca atingirá a faixa adequada de funcionamento e isso prejudicará seu desempenho e consumo.
A válvula pode estar travada na posição totalmente fechada. – O marcador de temperatura está se elevando além do normal e há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode não estar se abrindo totalmente.
QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS NA VÁLVULA TERMOSTÁTICA?
Com o motor frio, dar a partida e monitorar as mangueiras superior e inferior do radiador. Se ambas aquecerem simultaneamente, é certeza de que o carro está sem válvula termostática, ou o componente está com defeito, travado aberto. Em condição normal, uma se mantém fria, enquanto a outra vai aquecer.
Com a retirada da válvula termostática, teoricamente o fluxo vai direto do motor para o radiador. ... Além disso, com acesso direto do líquido ao motor, a água mistura-se com mais combustível, o que provoca perda imediata deste, ou seja: a economia vai por água a baixo, com o perdão do trocadilho.
De forma geral, o ideal é que ele trabalhe em temperaturas entre 80º C e 100º C, dependendo do modelo do veículo.
O segundo estágio da ventoinha entra somente com o ar ligado, porém com dois sensores diferentes. ... Normalmente quando este sensor não funciona é porque tem pouco gás e ao colocar o gás correto ele funciona direto.
A Resistência do Eletroventilador é um dos elementos do sistema de arrefecimento automotivo, sendo responsável pela variação da velocidade da ventoinha que refrigera o Radiador ou Condensador. A Resistência da Ventoinha fica localizado na sua maioria no chicote da ventoinha ou fixado no defletor.
As ventoinhas devem apenas puxar ar pra dentro, no sentido da frente para trás do veículo.
A diferença é que um motor com radiador é refrigerado pela água que passa por dentro dele. É aí que a ventoinha entra em ação. Acionada por dispositivos elétricos eletrônicos que envolvem sensores de temperatura, a ventoinha refrigera a água que circula dentro do radiador, mantendo uma temperatura ideal de trabalho.
O interruptor térmico, conhecido popularmente como “Cebolão do Radiador”, tem a função de ligar e desligar a ventoinha que está junto ao radiador. Ele utiliza um disco bimetálico composto de dois metais com dilatações térmicas distintas, calibrados em uma temperatura específica.
O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.
O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível.
Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.