SEPARAR EM SÍLABAS
SubstantivoEditar
“Este arroz (substantivo) é doce (adjetivo)”. “Minha avó fez um delicioso (adjetivo) arroz-doce (substantivo composto)”.
1. [ Culinária ] Prato doce de arroz cozido com leite, açúcar, casca de limão, canela e geralmente também com ovos. Plural: arrozes-doces. Plural: arrozes-doces.
[ Zoologia ] Animal marinho com feitio de estrela de cinco braços, do ramo dos equinodermos. Plural: estrelas-do-mar. Plural: estrelas-do-mar.
Formação do plural de qualquer Forma-se, assim, o plural quaisquer. Qualquer é uma palavra formada por composição por justaposição, ocorrendo a junção de duas palavras que formam um só vocábulo, sem que haja alteração desses elementos formadores: qual + quer = qualquer.
A principal diferença entre "qualquer" e "quaisquer" é que o primeiro está no singular e o segundo no plural, mas ambos possuem o mesmo significado. Desta forma, o correto é "quaisquer dúvidas".
Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase:
Significado de Quaisquer pronome Usado para nomear ou designar algo ou alguém sem especificação, geralmente nos casos em que não se pretende determinar as coisas e/ou pessoas em questão: quaisquer donativos serão aceitos. Etimologia (origem da palavra quaisquer). Plural de qualquer.
A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).