Nesse tipo de projeção, preserva as distâncias, mas deforma as áreas e os ângulos. Projeção afilática: são as projeções que não preservam forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades.
Em projeções equivalentes, a variável que é preservada é a área, enquanto formas e distâncias são deformadas. ... Em uma projeção equivalente, a área no mapa de ambos os países ainda seria aproximada, embora as distâncias entre dois pontos dentro dos países e as formas da superfície deles sejam alteradas.
a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados. c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.
Projeção conforme é toda a projeção cartográfica cuja escala, em cada ponto, é independente da direção considerada. Em consequência, os ângulos em torno desse ponto são conservados, bem como a forma dos pequenos objetos (em teoria, somente dos objetos com dimensão infinitesimal).
A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos. Não pare agora...
As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.
03 - Quais são as características das projeções cilíndricas? Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas? R: são uma projeção do tipo cilíndrica, que sacrifica a forma da superfície terrestre para manter a proporção das áreas dos continentes.
As Projeções Cartográficas são representações da Superfície Terrestre ou de superfícies consideradas como planas que são as construção de mapas. ... Elas são importantes para minimizar as imperfeições que podem ser encontradas nos mapas.
As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. ... Esse tipo de projeção representa com menos distorções as baixas latitudes.
Para qual tipo de finalidade elas são geralmente usadas? As projeções cônicas se caracterizam por apresentarem os meridianos em uma rede de linhas retas que se encontram nos polos e com paralelos que formam círculos que aumentam de tamanho conforme vão se distanciando dos polos.
Resposta: Projeção azimutal = Utiliza-se um plano tangente a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo. É utilizado para representar regiões polares.
A Projeção de Mercator é uma projeção cartográfica cilíndrica elaborada pelo geógrafo, cartógrafo e matemático Gerhard Mercator (1512-1594). ... A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas.
No caso de Mercator, a projeção cartográfica é do tipo cilíndrica. É como se o mapa formasse um cilindro envolvendo o globo terrestre. Esse tipo de projeção conserva os ângulos de cada território e, por isso, é usado até hoje para a navegação marítima, por exemplo.
Na projeção de Mercator, a distância entre os meridianos adjacentes é a mesma ao longo da longitude, porém a distância entre os paralelos aumenta com a latitude e se torna infinitamente grande nos polos, o que impede a representação deles nos pólos e nas suas proximidades.
Resposta. A projeção de Mercator, diferente dos demais, ele conserva o formato dos continentes mais próximos a linha do equador (quanto mais próximo mais "fiel" a realidade), mas altera a dimensão de áreas ao se aproximar na direção dos polos, por se tratar de uma projeção cilíndrica.
O mapa de Mercator representa o mundo visto pelos europeus de acordo com seus interesses. A projeção de Mercator distorce muito o tamanho das terras, principalmente as localizadas em altas latitudes, mas preserva a forma de continentes e países. Ela é uma projeção conforme.
Para muitas pessoas, hoje, esta projeção inventada pelo cartógrafo flamengo Gerardus Mercator em 1569 é o verdadeiro mapa-múndi. A principal razão pela qual a projeção de Mercator tornou-se tão popular foi sua utilidade na navegação; em seu mapa, linhas retas representam trajetos constantes orientados por uma bússola.
Resposta. Mercator fez sua projeção cilindrica e como sabemos todo planisfério possui deformações, ou na distância entre os países ou na forma ou no tamanho dos continentes e países! ... Peters acusou mercator por sua visão eurocêntrica e criou sua projeção com as distâncias modificadas e o tamanho dos países corretos.
Resposta: Por que a Europa tava bem no centro do mapa e também havia uma diferenciação de tamanho em relação aos outros continentes.
A projeção de Mercator pode ser considerada essencialmente eurocêntrica por privilegiar a manutenção dos formatos gerais dos países em detrimento da correta representação de seu tamanho, o que implica em uma representação dos países do Hemisfério Norte como maiores do que realmente são.
O Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo. As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.
Resposta. A visão eurocêntrica, trata de ver a Europa no centro do mundo, até hoje os mapas são representadas com a Europa na parte superior para demostrar poderio.
Resposta. As expressões “novo mundo” e “novíssimo mundo”, correspondem à forma com que os descobridores europeus denominaram as terras por eles descobertas: as Américas e a Oceania. Já a expressão “velho mundo” refere-se a todo o mundo conhecido antes da expansão colonial, que era a Europa, a Ásia e parte da África.
Já o Novíssimo Mundo compreende o continente da Oceania, constituída pela Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, entre outras ilhas. Tal denominação se deu em razão do continente ter sido o último a ser descoberto.
A definição de filosofia apresentada no texto pode ser considerada eurocêntrica porque admite que a filosofia é uma criação própria ou particular dos gregos, constituindo uma novidade qualitativa que, em certo sentido, seria absoluta.
Eurocentrismo é uma ideia que coloca os interesses e a cultura Europeia como sendo as mais importantes e avançadas do mundo. Este conceito foi muito utilizado no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI).
Os importantes marcos do início do eurocentrismo são a colonização, a construção das Américas e o capitalismo moderno. A partir desses processos, países da Europa impuseram ao resto do mundo a sua cultura, sua economia e seu poder militar. ... Por exemplo, é comum ouvirmos que europeus “descobriram” o continente americano.
Os europeus na verdade apenas assimilaram ao longo dos séculos a maior tecnologia de outros povos, como os fenícios, assírios, persas, egípcios, árabes... Havia um fato que permitia essa evolução, que foi todos estarem em paralelos próximos, sem grandes barreiras naturais.
Resposta. porque a Europa era basicamente o centro do mundo: o centro de comércio, de navegações, lá ficava a sede papal e o imperador.
Resposta. Porque o Brasil foi dominado por um país europeu, e portanto adotou seu sistema cultural, político e econômico. Todas as nossas bases são europeias, por isso a interpretação e feita com base no que eles criaram.