Com este método, um mineiro utiliza uma mesa vibratória [máquina também chamada "de ouro ecológico"], ou seja, usa a gravidade para separar o ouro e consegue ouro em pó sem usar mercúrio. Como não se compra ouro em pó, é preciso fundir o ouro a altas temperaturas e vendê-lo fundido.
Normalmente, o ouro é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e aplica-se uma corrente de água a ela. A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, e a mais densa (o ouro) fica depositada no fundo.
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
Separe o ouro dos outros metais, mergulhando em ácido nítrico e hidroclórico as peças separadas no passo anterior. Esses ácidos são fortes e não devem ser manuseados sem a devida proteção nos olhos e nas mãos, pois causarão queimaduras se espirrarem em você.
Para separar as substâncias ferro e ouro, ambas em pó, utilizamos a separação magnética. A Separação magnética é um método de separação de misturas bastante utilizado para separar um ou mais componentes em uma mistura de sólidos.
Para separar o ouro da areia e do cascalho, os garimpeiros fazem um amálgama com mercúrio. No entanto, ao utilizar um maçarico para volatilizar. o mercúrio, acabam por contaminar o meio. ambiente.
A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto mais densa (o ouro) fica depositada no fundo. Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação.
No Brasil, é um método muito utilizado na área de processamento ou purificação de minérios, assim como na separação de componentes metálicos presentes no lixo que podem ser reciclados. Alguns exemplos de produtos obtidos a partir da separação magnética são: Cobalto, Ferro e Níquel.
Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita (óxido de ferro Fe3O4). ... A força do imã é determinada por essa grandeza.