Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos.
Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo: Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas; Identidade entre seres; Interdependência de sentimentos, de ideias, de doutrinas.
O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. ... O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
Tipos de verso
Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.
Verificado por especialistas. --> o cordel é escrito em forma de sextilha, possui estrofes de seis versos, e versos de sete sílabas poéticas. Sempre na Sextilha o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
Também usada, a setilha, com estrofes de sete versos, tem a seguinte rima: o segundo, quarto e o sétimo verso rimam entre si e o quinto e sexto têm uma segunda rima entre si. Como exemplo, segue abaixo o cordel “As coisas do meu sertão”, do poeta Zé Bezerra de Carvalho.
Resposta. --> o cordel é escrito em forma de sextilha, possui estrofes de seis versos, e versos de sete sílabas poéticas. Sempre na Sextilha o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.
Resposta. são praticamente as mesmas de antigamente... era cordel para namorados e pessoas apaixonadas hoje são para demonstrar sentimentos se você estiver triste escreve um cordel e também são quais como poesia !
Resposta. Resposta: A literatura de Cordel pode Virar música , poesia , contando histórias que possamos entender como escutar música com História estendemos muito melhor , nas Canções de Luiz Gonzaga a Literatura de Cordel é só você ouvir uma música dele que irá perceber .
Resposta. Resposta: Os autores do cordel são conhecidos como cordelistas. Já os do repente são conhecidos como repentistas.
De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.
Relação entre Trovadorismo, Martelo Agalopado e Cordel. ... A Literatura de Cordel surgiu primeiramente na forma de cantigas trovadorescas que eram acompanhadas por instrumentos musicais, versos compostos para cantar e dançar, o que facilitava ao ouvinte a memorização e assimilação do tema apresentado.
A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores. Assim, poesia e música estavam fortemente conectadas neste período e, a essa união feita pelos trovadores, dava-se o nome de cantigas trovadorescas.
A relação entre música e poesia vem desde a antigüidade. Na cultura da Grécia Antiga, por exemplo, poesia e música eram praticamente inseparáveis: a poesia era feita para ser cantada. De acordo com a tradição, a música e a poesia nasceram juntas. ... Durante muito tempo, a poesia foi destinada à voz e ao ouvido.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.