As estrias são lesões lineares, com extensão variável. Ocorrem principalmente nas mamas, nádegas, abdômen, coxas e dorso. As estrias podem ser classificadas em estrias recentes e antigas. As estrias recentes têm cor avermelhada e as antigas se tornam brancas.
Nacaradas: são as estrias antigas, nas quais já ocorreu a formação da fibrose (ou cicatriz). Nessa fase, elas são esbranquiçadas. Os tratamentos conseguem promover seu estreitamento ou atenuação.
As estrias são atrofias da pele adquirida devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas, a princípio avermelhadas, depois esbranquiçadas e abrilhantadas, há evidências que o seu aparecimento seja multifatorial, não somente fatores mecânicos e endocrinológicos, mas também predisposição genética e familiar, ...
O surgimento dos sintomas iniciais é variável, sendo caracterizado por: prurido, dor (em alguns casos), erupção papular plana e levemente eritematosa (rosada). Inicialmente são estrias rubras (striae rubrae), em seguida tornam- se esbranquiçadas e conhecidas como estrias Alba (striae albae).
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
Para tirar estrias, pode-se recorrer a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou pode-se recorrer a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais indicado primeiro é preciso identificar a cor da estria.
Dicas práticas para evitar as estrias
Passar um bom creme hidratante em todo o corpo, especialmente nas região da barriga, seios, braços e pernas, é fundamental para evitar as estrias. O melhor momento para esta aplicação é depois do banho, que é quando os produtos conseguem penetrar na pele com mais facilidade, tendo melhores resultados.
Estrias vermelhas: como prevenir
A melhor forma de combater as estrias de forma caseira, é esfoliar a pele e depois aplicar um bom creme ou óleo hidratante logo a seguir, porque assim a pele é devidamente estimulada e pode se regenerar, deixando as estrias menores, mais finas e mais baixas, ficando praticamente imperceptíveis, e em alguns casos podem ...
Tratamentos para estrias no pós-parto
gelo faz com que a gordura do corpo seja queimada mais facilmente. A utilização do gelo, acompanhada de uma boa alimentação e atividade física acelera a perda de gordura acumulada no organismo.
Para o tratamento preventivo de estrias, além do óleo de amêndoas, os óleos de rosa mosqueta e de semente de uva também são muito eficazes. Os melhores óleos corporais são os de origem vegetal, como: semente de uva, girassol, soja e óleo de oliva”.
Aprenda a receita do creme de babosa e azeite para estrias
Quantas vezes por semana posso passar babosa no rosto? Depende muito da sua pele e do seu objetivo com a aplicação. Se você busca apenas por hidratação, não hesite em passar um pouco de babosa diariamente. Porém, se você faz uso de outros produtos na pele do rosto, a dica é alterná-los.
Como usar a babosa no rosto Corte a babosa ao meio e com uma colher retire o gel transparente. Aplique o gel no rosto em movimento suaves e circulares, sem esticar a pele. Evite o contato da aloe vera com a região dos olhos e da boca - isso porque a substância pode causar irritação nos olhos e tem o gosto amargo.
8 tratamentos caseiros para acabar com as espinhas e suas manchas
Tratamento para espinhas e cravos