A partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial. A Segunda Revolução Industrial representou o aumento de indústrias e a inserção de novos meios de produção.
As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
O primeiro período do processo de industrialização brasileira ocorreu de 1500 a 1808. Nesse momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.
O Brasil é um país de industrialização tardia pois, apesar da primeira indústria brasileira (a Fundição e Estaleiros Ponta da Areia) ter sido estabelecida relativamente cedo, em 1846, o país demorou para modificar as suas bases econômicas da agricultura de exportação para o modelo industrial.
O Brasil é considerado um país de industrialização tardia, porque além de iniciar o processo de industriazação anos despois da primeira revolução industrial, ele deu muito valor ao café, que foi durante muito tempo sua renda principal e um dois motivos desse atraso.
O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.
A industrialização mundial é a modernização dos processos produtivos de uma sociedade e contam com o desenvolvimento de técnicas e tecnologia, que trabalham em prol da melhoria e maior rapidez de produção. ... O primeiro país a passar por esse processo que foi o estopim da industrialização mundial foi a Inglaterra.
O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.
O desenvolvimento industrial serviu para clarificar a situação de classe de grandes contingentes da população brasileira. O salário mensal e outros "benefícios", conquistados por sucessivas gerações de assalariados, apresentavam-se como um progresso em relação à vida anterior de camponês agregado.
Resposta: Pontos positivos: Melhoria na qualidade de vida, direitos trabalhistas, aumento dos lucros dos empresários, aumento da produtividade, processo de produção automatizado.
A industrialização tem vantagens e desvantagens. As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como: