A área do paralelogramo pode ser obtida multiplicando-se a sua base por sua altura, mas também existem outras fórmulas específicas para cada tipo de paralelogramo. Os paralelogramos são polígonos que possuem quatro lados, dois a dois paralelos.
Área = p . O perímetro representa a soma dos lados de um polígono e o apótema é um segmento de reta que une o centro do polígono ao meio de um dos lados. Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Para calcularmos a sua área devemos transpor a figura sobre um papel quadriculado, da seguinte forma: 1º passo: contar o número de quadrados inteiros que preenchem o interior da figura. A área por falta da figura é de 43 quadrados (figura A). 2º passo: contar o número de quadrados inteiros que cobrem toda a figura.
Trata-se de fazer passeios sobre o quadriculado, obedecendo às seguintes regras: - só se pode andar seguindo as direções das retas, não em diagonal; - em cada quadrado que se passa deve-se recolher um objeto, de acordo com a convenção das direções e dos sentidos das retas.