A resolução nº 466/2012 que trata de pesquisas e testes em seres humanos foi publicada ontem, dia 13 de junho, no Diário Oficial da União. A resolução foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na 240ª Reunião Ordinária, em dezembro de 2012.
Quais são os princípios para que as pesquisas atendam as exigências éticas e científicas, exceto: comprometer-se em buscar o máximo de benefícios e o mínimo de riscos e danos. respeitar os valores culturais, sociais, morais, religiosos e éticos, bem como os hábitos e costumes dos participantes "sujeitos de pesquisa".
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... É chamado de ética o campo da Filosofia que se dedica a entender e a refletir as ações humanas (ações morais) e a classificá-las enquanto certas ou erradas.
e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
A palavra “moral” vem do latim mos ou moris – e significa costumes. Nós vivemos em uma sociedade e a sociedade tem normas estabelecidas do que é certo e do que é errado.
A moral em Nietzsche extravasa o significado que o restante do ocidente já tentou dar. Se trata da afirmação de que toda moral tem em suas bases, uma moral sentida como "natural".
Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.
A) A moral de escravos para o filósofo Friedrich Nietzsche é a moral dos fracos, ou seja, daqueles homens que não conseguem ser senhores de suas próprias ações. Caracteriza-se pelo ódio dos impotentes e pelo ressentimento. É a moral dos ho- mens que negam a saúde, a criatividade e a coragem.
Trata-se da moral daquele que diz "sim" à vida, que não nega o caos, as incertezas e angústias da existência, mas que assume a vida apesar delas. "Moral do senhor: senhores são os tipos fortes, capazes de afirmar a si mesmos, lidar com a natureza trágica da vida e legislar sobre seus próprios valores morais.
Moral do senhor e moral dos escravos / Moralidade mestre-escravo. ... A moralidade do senhor valoriza o orgulho, força e nobreza, enquanto a moral dos escravos valoriza coisas como a bondade, humildade e simpatia.
a) O que Nietzsche entendia por "moral dos fortes" e por "moral dos escravos"? ... Segundo Nietzsche, para restabelecer a liberdade é preciso que os fortes reafirmem seu desejo, sua vontade de potência, e a moral que se baseia nessa vontade: a moral dos senhores.