Os aglutinogênios são glicoproteínas presentes na superfície das hemácias, nos sangues tipo A e B. As aglutininas são os anticorpos (anti-A, anti-B)que vão reconhecer os aglutinogênios. Essas moléculas estão presentes no soro sanguíneo.
O aglutinogênio é uma substância antigênica que estimula a formação de uma aglutinina específica. A aglutinina funciona como anticorpo que pode provocar a aglutinação de células quando identificadas como antígeno. O termo aglutinogênio é usado principalmente para os antígenos do sistema sanguíneo humano.
A aglutinação é a reação de um anticorpo presente naturalmente ou produzido no plasma - a aglutinina - com determinados antígenos na membrana das hemácias - o aglutinogênio - formando um aglomeramento de pequenas massas de células.
Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos. Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B.
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.