A Manutenção Produtiva Total é uma técnica de manutenção com objetivo de maximizar a vida útil dos equipamentos por meio do acompanhamento direto do seu operador, que por sua vez é a pessoa mais apta para avaliações do equipamento, já que ele mesmo faz a operação.
A TPM (Manutenção produtiva total) é uma filosofia gerencial para aumentar a produtividade de um processo produtivo ao reduzir perdas, paradas e falhas integrando os setores de manutenção e operação.
O programa de manutenção produtiva total (TPM – Total Productive Maintenance) é um método focado na disponibilidade e produtividade do ativo, com o objetivo de atingir a máxima eficiência dos sistemas de produção – e ao mesmo tempo ampliar o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, proporcionando uma gestão de ativos ...
Além de organizar a gestão da manutenção de forma geral, a ferramenta TPM também permite avaliar a eficácia de cada equipamento para fazer o melhor uso dentro do processo. O indicador OEE é uma das métricas-chave para avaliar os aspectos fundamentais sobre a performance de um equipamento.
O que é manutenção produtiva total? A manutenção produtiva total foi desenvolvida com o propósito de minimizar erros e gargalos de processo, colocando em prática uma espécie de acompanhamento voltado à produtividade da organização como um todo.
A capacitação é fundamental para o setor da manutenção, pois está ligada a qualidade do serviço executado, redução do tempo da execução e melhorias nos equipamentos e instalações (KARDEC e XAVIER, 2009).
Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
O que é o TPM? TPM, do inglês, Total Productive Maintenance, é traduzido para o português como Manutenção Produtiva Total, e é um programa de Manutenção criado pelo japonês Seiichi Nakajima, em 1971, que tem o objetivo de aumentar a eficiência do sistema produtivo, focando na eficiência do equipamento.
A manutenção preventiva surgiu nos EUA e chegou ao Japão na década de 1950. Buscando maior eficiência da manutenção produtiva, através de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão.
A TPM Manutenção Produtiva Total, que tem origem do inglês Total Productive Maintenance, surgiu com o objetivo de eliminar as perdas envolvidas no processo de produção e consequentemente evitar falhas e quebras de equipamentos no decorrer do processo.
Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos.
Atividades de Manutenção Preventiva