Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.
Coloque um saquinho em uma xícara de chá. Encha de água fervente e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor. Adoce a gosto.
Ferver a folha da erva na hora de fazer o chá, por exemplo, é um erro bastante comum que deve ser evitado. Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo.
Chá de limão com erva cidreira - Ferva as sete folhas de erva-cidreira com 250ml de água. - Misture o suco de meio limão e adoçante a gosto (rende uma xicara).
Modo de preparo Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia. Veja outra opção de chá de erva-cidreira para aliviar os sintomas da ansiedade.
Como consumir a erva cidreira Ferva a água, depois a coloque sobre as folhas em um recipiente e deixe abafando entre cinco e dez minutos. Coe e aguarde. Tome o chá morno, entre 10 e 15 minutos após o preparo, preferencialmente sem adoçá-lo.
O chá de erva-cidreira com camomila e mel é um excelente remédio caseiro para insônia, uma vez que age como um calmante suave, deixando o indivíduo mais relaxado e proporcionando um sono mais tranquilo. O chá deve ser ingerido diariamente, antes de dormir, para que tenha o efeito esperado.
Os principais são o anti-inflamatório, podendo auxiliar a perda de peso e na recuperação de alguma doença (por exemplo, gengibre, sabugueiro, chá verde, chá branco); o calmante, que contribui para o foco cognitivo, qualidade de sono e saúde mental (erva-doce, erva-cidreira, macela, melissa, camomila etc.); e o ...
Misturas Potentes
O ideal, no entanto, é não misturar mais de 3 ervas por vez. Use também alguns termogênicos naturais para potencializar a ação do chá, como canela e gengibre.
O chá e as infusões em geral podem interagir com os remédios, potencializando ou anulando suas ações e podendo até prejudicar o tratamento.
Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.
Apesar de não ser prejudicial à saúde, os Antibióticos são remédios que não devem ser tomados com leite, porque o cálcio presente no leite diminui o seu efeito no organismo.