Excessivamente formal, com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo. Linguagem normal: O juiz não aceitou a argumentação do réu de que cometeu o crime por engano.
O arcaísmo linguístico é encontrado na fala que contém traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores e antigos na língua. Exemplos de palavras dicionarizadas e expressões que são consideradas como arcaísmos: "Quiçá" (formado por alteração do antigo "qui sabe?"), substituído por "talvez".
Linguagem Simples é uma técnica de comunicação e uma causa social que surgiu no Reino Unido e nos Estados Unidos nos anos 1940. ... Como técnica de comunicação, o objetivo da Linguagem Simples é tornar textos e documentos mais fáceis de ler. A pessoa consegue localizar rápido a informação, entendê-la e usá-la.
Estilo e gramática
Linguagem Objetiva é um estilo de escrita simples e eficiente que permite ao leitor entender facilmente o que está escrito. A linguagem simples se esforça para ser fácil de ler, entender e usar. Evita verbosidade, linguagem complicada e jargão.
Usar linguagem clara significa priorizar o leitor. Descobrir o que os leitores querem saber, de que informação precisam, e ajudá-los a alcançar suas metas. O objetivo é que o leitor consiga compreender um documento escrito em linguagem clara logo na primeira leitura.
Linguagem figurada é aquela em que uma palavra ou frase expressa uma ideia através de uma outra palavra ou frase, se utilizando de uma certa semelhança que pode ser real ou imaginária. ... Já na literatura, contudo, é mais comum a linguagem figurada, especialmente na poesia.
1. Linguagem científica. Linguagem que busca a descrição do fenômeno descrito e/ou estudado, assim como a comunicação clara entre cientistas e profissionais que a usam.
Ocorre linguagem impessoal quando o texto não revela a opinião pessoal de quem o escreve. O texto pode conter assuntos diversos e muito importantes, mas de uma forma impessoal, ou seja, sem revelar a pessoa. Por exemplo: bula de remédios, receitas, informações técnicas, e muitos outros.
A linguagem pessoal é aquela marcada por emprego de verbos e pronomes, em regra, na primeira pessoa do singular, qual seja: EU, é um tipo de linguagem que expõe a opinião do autor de forma pessoal. ... Como exemplo de linguagem impessoal: "Acredita-se que o Brasil é o melhor país para se viver".
A impessoalidade da linguagem é uma técnica indispensável quando falamos na produção de um texto dissertativo-argumentativo. O objetivo principal de escrever um texto de maneira impessoal é eliminar marcas de subjetividade do discurso, isto é, evitar opiniões e juízos de valores pessoais.
Maior impessoalidade no texto dissertativo
Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.
A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.
Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:
O que é um texto dissertativo? Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.