A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais dois tipos melhores desenvolvidos do que os outros.
Ao identificar as suas emoções, a pessoa pode interpretá-las e orientar o seu comportamento. A meditação e a reflexão figuram entre os meios que contribuem para aumentar o autoconhecimento e desenvolver o relacionamento intrapessoal.
Habilidades intrapessoais, incluindo a inteligência emocional, permitem que uma pessoa use processos de pensamento eficazes e hábitos mentais para ter sucesso em relacionamentos pessoais e profissionais. Comunicação intrapessoal decorre de ambos os pensamentos conscientes e subconscientes.
A inteligência interpessoal de Howard Gardner está relacionada com as capacidades de inteligência emocional, empatia, manejo das relações intersubjetivas, resolução de conflitos e habilidades de comunicação.
Os modelos de inteligência emocional abarcam quatro domínios: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relações. Nesses domínios, é possível encontrar 12 competências de inteligência emocional, que podem ser aprendidas e permitem um desempenho excepcional no trabalho.
Nesta concepção, a inteligência segundo (Teles, 1991, p. ... 160) pode ser definida como "uma capacidade de resolver, de maneira criativamente nova e original, os problemas da situação, isto é, do meio em que vive".
As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...
Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:
Gardner faz referência a outras duas inteligências, a saber, a naturalista e a existencial: a primeira seria a capacidade humana de reconhecer objetos na natureza e a sua relação com a vida humana; a segunda está ligada ao entendimento para além do corpo, o transcendente, o entendimento sobre a vida, a morte e o ...
As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula. O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa idéia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.
Reconhecer a teoria das inteligências múltiplas é importante pois diminui o preconceito e abre oportunidades para as pessoas que têm uma inteligência lógico-matemática menor (que costuma ser a inteligência mais valorizada).
A Teoria das Inteligências Múltiplas contribui para a Educação Inclusiva partindo do pressuposto de que sujeitos diferentes aprendem de formas diferentes, desconstrói o conceito de inteligência, reformulando, aprimorando e diversificando as metodologias de ensino ao substituir a testagem tradicional pelo método ...
A importância das múltiplas inteligências para educação
A teoria das inteligências múltiplas surge justamente para explicar que a inteligência abrange diferentes áreas. Ou seja, o indivíduo pode não ter uma profunda habilidade com questões lógicas, mas pode apresentar um desempenho exemplar com linguística, situações interpessoal e intrapessoal etc.
Alguns pesquisadores buscam medir as inteligências múltiplas através de perguntas simples permeando cada conceito de cada inteligência e definindo no que o analisado tem aptidão ou bloqueio.
1983
Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de inteligência: Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
Como desenvolver as suas múltiplas inteligências na prática
Conceito de inteligência espacial Um indivíduo que possui essa inteligência bem desenvolvida, tem a capacidade de estabelecer mentalmente distâncias entre pontos físicos com facilidade, reconhecer formas, relacionar cenários físicos com emoções e imaginar lugares.
Como saber qual o seu tipo de inteligência?
No sentido popular, a inteligência é muitas vezes definida como a habilidade mental geral para aprender e aplicar conhecimento para manipular seu ambiente, bem como a capacidade de raciocinar e ter pensamento abstrato.
No caso da inteligência musical, a pessoa tem fortes habilidades para tudo que está relacionado ao som. Isso inclui, por exemplo, criar composições e aprender ritmos e tons facilmente. Também há uma facilidade para a criatividade.
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. ... “A linguística é o estudo científico da linguagem humana.
Assim, por exemplo, para desenvolver as inteligências inter e intrapessoal, o trabalho em grupo e os projetos podem ser grandes aliados. Da mesma forma, usar livros de literatura nas aulas de matemática pode ajudar alunos com perfil mais associado à inteligência linguística a aprender essa disciplina.
Para captar essa inteligência, nossos professores buscam atividades que exercitem a empatia e reconhecimento entre as crianças, com práticas em pequenos grupos ou duplas. Também são úteis jogos de mímica ou recortes de pessoas em revistas, estimulando o olhar do aluno sobre o outro.
Conheça os tipos de inteligências múltiplas e como trabalhar com os alunos
Cada uma descreve as diferentes maneiras pelas quais os alunos aprendem e lidam com o conhecimento. Essas inteligências múltiplas vão desde o uso de palavras, números, imagens e música até a importância das interações sociais, introspecção, movimento físico e estar em sintonia com a natureza.