A medicação intracanal é usada basicamente para fazer a limpeza e a desinfecção dos sistemas de canais radiculares entre as sessões endodônticas evitando que os sistemas de canais tornem-se habitat para os microrganismos.
O iodofórmio é usado na Odontologia, especialmente na Endodontia como medicação intracanal e agente de contraste. Apresenta-se sob a forma de cristais amarelos brilhantes e de odor forte.
Que tipo de grupamentos podem ser identificados através da reação do iodofórmio? ... R.: O teste do iodofórmio serve para a detecção dos grupos CH3CO- , e na distinção entre cetonas (R-CO-R) e metil-cetonas (RCOCH3).
Quando o tratamento não pode ser completado numa sessão, as bactérias sobreviventes intracanais frequentemente proliferam entre as sessões. Para reduzir o novo crescimento bacteriano e talvez até mesmo melhorar a supressão bacteriana, pode ser vantajoso recorrer a uma medicação intracanal.
Irrigar, abundantemente, o canal com soro fisiológico e, com a lima memória, executando movimento de limagem, remover a medicação intracanal, no caso, o hidróxido de cálcio. Irrigar novamente até que o refluxo do líquido saia incolor do interior do canal.
A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica. A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica.