Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia. Se os sintomas piorarem, medidas conservadoras podem não proporcionar alívio, levando pacientes a considerarem alternativas mais intensas.
A estenose do canal vertebral é um estreitamento de seu diâmetro, que, na coluna cervical e na dorsa,l pode causar compressão medular, associada ou não à com- pressão radicular. Na coluna lombar pode causar com- pressão de uma ou mais raízes da cauda eqüina.
A estenose do canal vertebral lombar caracteriza-se pelo estreitamento do espaço central da coluna que contém as raízes nervosas na região lombar, composta por 5 das 33 vértebras da coluna vertebral.
A estenose entre a quarta e quinta vértebras lombares (L4-5) é a mais frequente, seguida por L3-4, L5-S1 e L1-2. A degeneração do disco intervertebral muitas vezes provoca um abaulamento discal, gerando um estreitamento do canal espinhal (estenose central).
Estenose Cervical – Causas A principal causa da estenose cervical é o envelhecimento. Com o tempo, há um desgaste natural das vértebras e do sistema de acolchoamento entre as vértebras, chamados de discos. Com o achatamento desses discos, há estreitamento do canal da medula na região.
Radioterapia para tratar câncer do colo do útero ou câncer de endométrio....Estenose cervical
A estenose do colo do útero é uma situação anormal encontrada em algumas mulheres e que dificultam a realização dos procedimentos uterinos. O estreitamento do orifício interno do colo do útero pode ter vários graus, desde um fechamento discreto e de difícil percepção até a oclusão total do trajeto.
Para quem dorme de costas: A dica neste caso é optar por travesseiros baixos ou médios de forma a apoiar a cabeça e preencher o espaço entre a cervical e a nuca, bem como evitar a hiperflexão (para cima ou para baixo) do pescoço.
Quando dormimos numa posição desconfortável, o peso de nossas cabeças pode irritar as articulações entre as vértebras dos nossos pescoços, causando espasmos musculares e inflamações, causando desconforto e dor. Dormir sem o apoio adequado para o pescoço pode causar torcicolo, que significa pescoço torcido.
Coisas que você deve fazer
É possível aliviar as dores fazendo massagens, alongamentos, fisioterapia e até mesmo acupuntura. Analgésicos ou relaxantes musculares também ajudam. Porém, se o caso já estiver avançado, é preciso verificar a situação com um ortopedista para que seja indicado o melhor tratamento.