Estudo ou tratado dos deveres ou das regras de natureza ética. 2. Conjunto de deveres e regras de natureza ética de uma classe profissional (ex.: deontologia médica).
Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. ... A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão.
A Deontologia Jurídica é ciência dos deveres pautados na órbita do Direito. Por ser uma ciência jurídica, deve o estudo da Deontologia sempre se adequar à modernidade e ao desenvolvimento social, proporcionando uma estabilidade e uma eficácia maior no que tange os profissionais específicos da área jurídica.
Regras deontológicas são mandatos definitivos e os princípios são mandatos de otimização, ao passo que, no nível axiológico, a distinção ocorre entre regras de valoração, que devem ser ou não seguidas, não podendo ser objeto de ponderação, e valores, que podem ser objeto de ponderação.
Significado de Axiologia substantivo feminino Qualquer teoria relacionada com a questão dos valores, especialmente os valores morais.
3 A DEONTOLOGIA. A deontologia e a ética profissional servem de um lado, para controlar a ação dos membros de um grupo profissional e, de outro lado, para orientar sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir.
Por isso, há que distinguir os princípios deontológicos de caráter universal (probidade, desinteresse, decoro) e os que resultam vinculados a cada profissão jurídica em particular: a independência e imparcialidade do juiz, a liberdade no exercício profissional da advocacia, a promoção da justiça e a legalidade cujo ...
INTRODUÇÃO: A Deontologia Médica aborda as normas éticas do exercício da profissão, abrangendo a responsabilidade profissional do médico nas esferas penal, civil, ética e administrativa. Inclui ainda a Bioética e seus princípios.
O termo deontologia surge das palavras gregas "déon", "déontos" que significa dever e "logos" que se traduz por discurso ou tratado. ... Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adaptadas por um determinado grupo profissional.
É exatamente nesse ambiente de grandes avanços e de preocupações contraditórias que a bioética emerge. ... Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
Tudo isso demonstra que a Deontologia Policial Militar tem por objetivo garantir uma conduta ética elevada, dentro dos padrões de moralidade esperados pela Sociedade, e sua violação constituirá em crime ou transgressão disciplinar, conforme legislação própria ou específica.
A ética aristotélica é também conhecida como “Ética Teleológica”. ... Aristóteles afirma que tudo possui uma finalidade, que é ser feliz. Todas as ações humanas objetivam a felicidade, até mesmo objeto inanimados – como por exemplo, um livro; ele só será feliz quando realizarem seu objetivo: ser lido.
Em uma ética teleológica, assim, um bem específico só pode ser limitado por outro bem (ou até mesmo pelo justo, desde que esta noção, por sua vez, seja compreendida em função do bem – como ocorre no utilitarismo de regra). ... A maximização é claramente uma característica de éticas consequencialistas.
Na esfera da ética, a teleologia implica que as ações devem ser dirigidas a um determinado fim, ou seja, algo estimado como um bem para o agente. ... Uma teoria moral deontológica coloca o acento sobre o fato de uma ação ser praticada por cumprimento a um dever, e não por respon- der à intenção de um bem.
ÉTICAS CONSEQUENCIALISTAS - teorias morais segundo as quais as acções são correctas ou incorrectas em função das suas possíveis consequências ou resultados. Exemplo: romper uma promessa será correcto ou incorrecto, dependendo das consequências boas ou más que resultem da acção.
O termo foi introduzido em 1834, por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos dos deveres e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever". É um dos dois ramos principais da Ética Normativa, juntamente com a axiologia.
A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais.
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
ético, já que a ética ajuda a fazer uma reflexão sobre qual a melhor decisão a ser tomada, reduzindo o sofrimento dos profissionais. Além disso, o conhecimento da ética pode auxiliar a relatar o fato à família, já que a mesma e a pessoa no perioperatório são os mais prejudicados no processo.
O ético não deve estar apenas no procedimento, no ato cirúrgico propriamente dito ou no que acontece em uma sala de operação ou mesmo no exercício da cirurgia como especialidade. A ética deve estar na vida e conduta do cirurgião, de forma que todos os atos profissionais e de vida devam ser eticamente válidos.
A responsabilidade constitui a base da consciência profissional do instrumentador, que deve constantemente ser aprimorada, para que as suas ações sejam o máximo possível corretas.