Já teve o ProUni e quer ter bolsa novamente Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
Alunos que estão em qualquer semestre de um curso superior em instituição particular também podem concorrer às 16.
Sim. Quem já concluiu o curso de graduação por meio do Prouni pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. No caso do Sisu 2021, é necessário ter feito o Enem 2020.
Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso o aluno não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, o aluno deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, através do protocolo “ProUni: encerramento”.
O bolsista do Prouni pode solicitar o trancamento da matrícula, de acordo com as normas da instituição. Nesse caso deverá ser solicitada a suspensão do usufruto da bolsa. Porém o período em que a bolsa ficar suspensa é considerado de efetiva utilização, ou seja, é descontado do seu prazo total de utilização.
Como consultar a situação da bolsa Prouni
Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer ao Atendimento CRA para assinatura do Termo de Atualização de Usufruto da Bolsa ProUni. O procedimento é um requisito do Ministério da Educação para a manutenção da bolsa e é obrigatório para todos os alunos bolsistas.
Todos os bolsistas devem comparecer à coordenação do Prouni da sua instituição de ensino para assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa. Neste documento, é registrada a autorização para a continuidade da bolsa, caso o bolsista tenha alcançado o rendimento acadêmico mínimo exigido.
O sistema de acompanhamento da inscrição do ProUni fica na mesma página onde você fez seu cadastro, no site oficial do ProUni. Você deve digitar o número de inscrição do Enem e a senha que usou ao se inscrever no Programa para acessar a página novamente e acompanhar sua inscrição.
Poderá ser solicitado um dos comprovantes a seguir, em nome do bolsista ou de um membro do grupo familiar: Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel) Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de uma conta de água, gás, etc.
Como fazer a inscrição do Prouni
Datas ProUni 2021/1
Quem está inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não conseguirá se inscrever nas primeiras edições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deste ano por causa do adiamento da prova e do fato de o calendário dos programas ter sido mantido mesmo assim.
Sim, é possível usar a nota de Enem anteriores, mas apenas nos processos de vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular.
As inscrições para o SiSU 2021/1 foram realizadas entre 6 e 14 de abril. A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio. A inscrição será feita no site do SiSU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020.
Com o recente encerramento do primeiro processo seletivo do PROUNI de 2021, os estudantes já estão de olho na seleção do segundo semestre. Podem participar do programa estudantes que fizeram o ENEM e atendam aos requisitos do sistema.
Tradicionalmente, seus resultados podem ser usados para participar de três programas federais: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de todo o país; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições particulares de ensino; e o Fies (Fundo de ...