Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
A área educacional possui um amplo leque de opções de atuação. Ao contrário do que muitos pensam, o pedagogo pode desenvolver diversos tipos de projetos. Confira alguns dos possíveis tópicos de atribuições do profissional:
Por isso, se você pensa em ingressar no curso de pedagogia e fazer parte da jornada de inúmeras pessoas em busca de conhecimento, confira se o perfil profissional da profissão combina com você.
Maria Montessori (1870-1952): importante pedagoga italiana da primeira metade do século XX. Ela foi a criadora do modelo educativo conhecido como Método Montessori.
O que costuma mover esses profissionais é a crença de que pequenas atitudes e conceitos aplicados dentro da sala de aula podem ser agentes transformadores na vida dos alunos e, consequentemente, na sociedade.
Denomina-se pedagogo o profissional que é graduado em pedagogia, podendo esse atuar tanto na área da educação como também como orientador, diretor ou administrador escolar, por exemplo.
Para continuar aprendendo sobre a atuação de diversos profissões e seus papéis na sociedade, clique neste link e confira diversos conteúdos que preparamos pra você!
Vale lembrar que o mercado de trabalho para os formados em pedagogia é bastante amplo. Ele oferece diversas e distintas vagas para os que desejam fazer a diferença no ramo educacional brasileiro.
Além de atuar dentro das escolas, o profissional pode trabalhar também em empresas, com o objetivo de desenvolver trabalhos educacionais e de aprendizado. Pode também coordenar e desenvolver projetos e sistemas para aperfeiçoamento e aprendizagem do cidadão.
O processo de aprendizado é uma via de mão dupla, o professor dispõe seus conhecimentos e o aluno aprende. Porém, é neste momento de troca que o professor aprimora suas metodologias e técnicas no ato de mediar as dificuldades e facilidades de cada indivíduo.
O curso de pedagogia empresarial é uma opção para os profissionais já formados em pedagogia ou mesmo para leigos que desejam entrar para a área da educação, se atualizando com as últimas tendências pedagógicas fora do ambiente escolar.
Como defendia Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, o professor desempenha um papel que transcende os conceitos acadêmicos. “A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas e, as pessoas, transformam o mundo”.
Sendo assim, o pedagogo precisa exercer a empatia para compreender as necessidades de cada aluno e, desta forma, agir como um mentor, fornecendo orientação para facilitar o caminho da construção acadêmica e humana do indivíduo.
Quanto ganha um pedagogo concursado? Descubra os valores!
A pedagogia empresarial busca mudanças em favor dos funcionários, da empresa e dos clientes. O pedagogo empresarial atua através de treinamentos, palestra, cursos, ou outras atividades buscando uma constante valorização do empregado. Atua como um articulador, gerenciando conhecimentos que possam estar de acordo com os interesses da empresa.
• Uso de tecnologias educacionais (plataformas online, softwares educacionais, robótica, pesquisas na Internet e, mais recentemente, a Inteligência Artificial).
Já a criatividade possibilita que os tópicos levantados por essa curiosidade sejam empregados de forma inovadora. Faz isso utilizando metodologias e desenvolvendo atividades que agucem o interesse dos alunos e sane dúvidas e problemas descobertos neste caminho.
A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Apenas famílias ricas tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. ... Esses profissionais ou atuavam em escolas privadas ou vendiam conhecimento de forma independente.
Resposta: José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553, depois de ter estudado na Universidade de Coimbra e ter feito o seu aprendizado religioso.
Antes de investir em cursos de reciclagem, o docente precisa trabalhar uma postura mais aberta com relação ao próprio aprendizado, que o permita compreender o contexto cultural que a sociedade vive e as mudanças de comportamento causadas pelas novas tecnologias. ...
É uma profissão de impacto Ser professor te possibilita ter a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém, você fará parte da história de cada aluno. Ficará em contato com diversas realidades e poderá contribuir (fazendo um bom trabalho) para um Brasil melhor.
Quais dicas você poderia dar para uma pessoa que queira ser professor de Gastronomia? Cursar gastronomia, cursar pós de docência do ensino superior, aprimorar os conhecimentos sempre e amar a profissão.
O valor mínimo pago a um profissional da área é de R$ 1.
O salário médio de um tecnólogo em gastronomia no Brasil é de R$ 1.
Enquanto o gastrólogo é formado em Gastronomia, o gastrônomo pode ser alguém ligado ao ramo gastronômico e à culinária, mas sem graduação na área. Quer se tornar um gastrônomo, ou gastrólogo?
Muito além do ato de cozinhar, o profissional formado em Gastronomia atua no gerenciamento de restaurantes, na segurança alimentar, produção industrial e muito mais. Entenda como é a carreira em Gastronomia, como está o mercado de trabalho para este profissional e saiba onde cursar esta graduação!