Santa Catarina
Ocupam, aproximadamente 7% da área total do Estado. - São solos profundos (1 a 2 m) e bem drenados, com estrutura normalmente em blocos subangulares e situados preferencialmente em relevo suave ondulado e ondulado, ocorrendo também em relevo forte ondulado, principalmente a Terra Roxa Estruturada.
Os resultados demonstram três tipos de solos presente no perímetro urbano do município de Chapecó-SC sendo, 71% de Latossolos com declividade máxima de 20 %, 23 % de Nitossolos com declividade de 20 à 45% e 6% de Cambissolos com declividade de 20 à 75%.
Cfa
220.
O distrito Sede de Chapecó está subdividido em 49 bairros, segundo o Plano Diretor de 2014. O distrito de Figueira é composto pelo bairro Autódromo, além de sua vila sede e demais localidades rurais.
Santa Catarina
Dentre as Companhias de Colonização que atuaram na região do Município de Chapecó, a partir de sua criação, destacam-se a Empresa Colonizadora fundada por Ernesto Francisco Bertaso e os irmãos Agilberto Atílio e Manoel dos Passos Maia em 1918 e que se instalou no antigo povoado de Passo dos Índios (atual cidade de ...
O nome "Chapecó" tem origem indígena. Surgiu da expressão indígena "xanpetacó", que para os nativos, significava chapéu de cipó ou caminho da roça. Atualmente, a cidade é o polo econômico da região e apresenta um dos indicadores sócioeconômicos mais elevados do país.
O município de Chapecó foi criado em 25 de agosto de 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado. O processo de migração de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul, começou com a chegada das companhias colonizadoras.
Mais de 100 anos de história Fundada em 1917 por Ernesto Francisco Bertaso, o nome da cidade (de origem Kaingang) tem várias possibilidades de entendimento: “chapadão alto”, “chapéu feito de cipó” e “põe no chapéu”.
O município de Chapecó completa 102 anos de emancipação neste domingo (25).
27.
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sendo um importante centro industrial, financeiro e educacional, é um grande exportador de produtos alimentícios industrializados....
Chapecó é palavra de origem Kaingang com várias interpretações: 'chapadão alto', 'chapéu feito de cipó' e 'põe no chapéu' para nativos da língua. ... Selistre de Campos, a palavra origina-se dos termos 'echa' + 'apê' + 'gô', que na língua dos nativos significa 'donde se avista o caminho da roça'.
O nome "Chapecó" tem origem indígena. Surgiu da expressão indígena "xanpetacó", que para os nativos, significava chapéu de cipó ou caminho da roça. Atualmente, a cidade é o polo econômico da região e apresenta um dos indicadores sócioeconômicos mais elevados do país.
Santa Catarina
O Município de Chapecó tem hoje duas aldeias indígenas. Cerca de 210 famílias da etnia Kaingang moram na Aldeia Condá e outras 180 famílias na Aldeia Toldo Chimbangue, sendo destas 150 da etnia Kaingang e 20 da etnia Guarani.