C:\>cd - indica o caminho (path) atual. Digite CD acompanhado de dois pontos para voltar ao diretório anterior ao atual.
Se você deseja alterar do diretório de trabalho atual para outro diretório, no prompt de comando, digite o nome da unidade na qual precisa alterar, seguido por: símbolo. exemplo: suponha que você queira mudar para D-drive e você esteja no C-drive atualmente, digite D: e pressione Enter.
Para entrar em uma pasta ou diretório terá que utilizar o comando cd e o caminho da pasta ou arquivo. Por exemplo: Pressione simultaneamente as teclas Windows + X; Nas opções que se apresentam clique em Prompt de Comando (Admin);
Digite start [arquivo.exe] no "Prompt de comando". Esse comando vai executar o programa a partir do caminho do arquivo selecionado.
Digite cls e pressione “Enter” para que apenas o Prompt de Comando permaneça na tela, como exibido acima. Crie um novo arquivo. Comece digitando o comando NUL (“NUL> nomedoarquivo”) e pressione Enter. No exemplo acima, foi utilizado NUL> novoarquivo .
Use o Executar para abrir arquivos e pastas
Comando para criar pasta pelo MS-DOS Após abrir o Prompt de Comando do MS-DOS, aquela famosa tela preta, basta digitar o seguinte comando abaixo para criar uma nova pasta / diretório: Digite MKDIR ou MD. E logo em seguida, digite o nome desejado para a nova pasta.
Podemos acessar o Prompt de comando de várias formas:
O comando Copy permite copiar um ou mais arquivos de uma pasta em outra. Sua sintaxe é Cópia > Origem > Destino.
Copiando arquivos com o comando: XCOPY
É muito fácil copiar um artigo da Internet em um programa de processamento de texto, tipo Word ou OpenOffice. Para isso, basta selecionar o artigo, ou parte dele, e clicar com o botão direito do mouse e selecionar Copiar. Também é possível fazer o mesmo usando o atalho do teclado Ctrl + C.