Para fazer a secagem de plantas pelo processo ao ar livre, você vai precisar de um local seco, fresco e com boa circulação de ar. O local, é claro, precisa ser coberto, para que haja proteção contra chuvas e umidade. É possível obter bons resultados até em garagens e armários bem ventilados.
Coloque pedaços de papel toalha entre algumas folhas se o livro estiver apenas parcialmente molhado. Troque o papel quando ele estiver molhado demais. Se você o deixar lá as páginas do livro ficarão enrugadas e mofadas.
Como secar ervas no forno
Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.
Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada. A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.
Lave e pique as folhas de couve; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; ... Congele.
Mito - As folhas podem ser congeladas sim. As de temperos como a salsinha podem ir direto ao freezer. Já a couve e manjericão, por exemplo, devem ser lavadas e escaldadas antes do congelamento. Mito - Os alimentos devem ser descongelados em geladeira um dia antes do preparo.
As folhas podem ser deixadas inteiras, fatiadas ou cortadas na metade para facilitar o armazenamento. Os talos de couve são nutritivos, mas podem deixar a folha dura. Tire-os antes de congelar se quiser.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
O modo de preparo é muito simples! Junte as folhas de couve e o suficiente de água para bater. Bata no mixer ou no liquidificador, distribua nas forminhas de gelo e congele. Quando quiser fazer seu suco verde, basta acrescentar 2 ou 3 cubinhos de gelo aos demais ingredientes.
Coloque a couve fatiada na frigideira, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até começar a murchar – é jogo rápido mesmo, se cozinhar demais pode ficar amarga. Transfira a couve refogada para uma tigela, descarte o dente de alho e sirva a seguir.
Retire os legumes para uma tigela com água gelada (pode adicionar pedras de gelo). Deixe por 3 minutos, para baixar a temperatura e parar o cozimento; A couve flor e o brócolis estão prontos para congelar! Congele dentro de sacos plásticos ou em tigelas tampadas.
No Vapor: Encha uma panela com água (uns 3 cm), e coloque uma peneira ou escorredor de macarrão por cima, adicione o brócolis congelado, cubra com uma tampa e deixe o vapor descongelar os brócolis para você, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de brócolis que você adicionou, então fique de olho para não ...