O lastro consiste em qualquer material usado para aumentar o peso e/ou manter a estabilidade de um objeto. Um exemplo são os sacos de areia carregados nos balões de ar quente tradicionais, que podem ser jogados fora para diminuir o peso do balão, permitindo que o mesmo suba.
Denomina-se lastro a camada de concreto “magro” (sem armadura) que se emprega sobre o terreno, normalmente no subsolo ou primeiro pavimento das edificações, preenchendo os espaços entre as cintas ou os baldrames.
A função do lastro de concreto é regularizar o solo, ou seja, sua fundação será construída agora sobre uma superfície plana, e não a superfície irregular que se apresenta nos solos, e não, mesmo se você “afofar” o solo, ainda assim, irá se tratar de uma superfície irregular.
Uma das principais funções do concreto magro é a regularização de terrenos. Desta forma, o maior cuidado antes da aplicação do lastro é a nivelação e a compactação desta área para que o próprio concreto tenha um bom suporte.
Lastro é a expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga, afim de manter a estabilidade. O lastro consiste em qualquer material usado para dar peso e/ou manter a estabilidade de um objeto.
Procedimento Executivo 1) O apiloamento do fundo da vala deverá ser realizado golpeando-se em média de 30 a 50 vezes por metro quadrado, a uma altura média de queda de 50 cm.
Logo, a proporção são 2,22 latas, ou seja, um saco de cimento de 50 kg enche pouco mais de 2 latas.
36 litros
1 Metro Cubico M³ Areia Média Ensacada 20kg 60 Sacos.