Continue lendo para saber como trabalhar a diversidade com seus alunos!
Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos
3.
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para que possa haver uma coexistência harmoniosa, devem ser respeitadas as diferenças entre culturas que habitam um mesmo Estado.
O multiculturalismo é conhecido como um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional. ... Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
Resposta. Resposta: Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
A arte multicultural concentra-se em peças de criatividade que têm uma essência de um determinado tema cultural. As culturas inspiram muitas pessoas a nível global a enviar mensagens políticas, positivas e exclusivas ao público de forma artística e criativa. ...
A educação multicultural é, portanto, inclusiva, incluindo crianças de outras culturas, mas não subordinada a elas. A escola deve ajudar a criança estrangeira a integrar-se na cultura nacional. Se fala uma língua diferente da cultura dominante, deverá ter aulas desta, mas todas as outras aulas são na língua dominante.
Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
A A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos. ... Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise dos materiais didáticos e das informações contidas neles.
Para Moreira (2001), a educação multicultural deve estar inserida no currículo pedagógico, em todas as instituições de ensino, inclusive nas universidades públicas ou privadas, pois este faz-se importante na vida profissional do professor.
O papel da educação escolar é promover entre os alunos o respeito pela diversidade cultural, ensinando-os sobre as diferentes manifestações culturais que formaram o país e que continuam a existir.
Como o multiculturalismo é permanente aqui em nossa realidade, o mediador de conhecimento deve estar consciente do seu plano de ensino, pois este plano é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes; nele o professor deverá atentar-se em analisar sua clientela: desejos, ...
Que o currículo multicultural pretende reverter a idéia de neutralidade e homogeneidade predominante nos espaços escolares pretende, nesse sentido, fazer com que o processo de construção da cultura seja compreendido através de seus conflitos e contradições, dentro de um contexto histórico de vozes silenciadas, de lutas ...
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. ... O papel da escola na formação do cidadão é essencial para o bom funcionamento da sociedade.
Como a educação muda o mundo. A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
A escola é o evento mais importante na vida da criança e do jovem, porque lá estão os amigos e é lá que constroem sua autonomia, capacidade cognitiva e moralidade. Portanto, a escola deve ser o lugar mais interessante, mais instigante, mais divertido e mais protegido.