Faça login no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer. Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”; Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
3º, inciso V, da Portaria 123/20 do INSS, o serviço de acerto de CNIS pode ser solicitado pela Central 135 ou nas Agências de Previdência Social (APS). A solicitação pelo 135 abre uma tarefa no portal do Meu INSS, onde o segurado (ou procurador) poderá juntar documentos para comprovação do seu direito.
A alteração de e-mail e telefone no sistema do INSS (CNIS) não reflete nesse cadastro. Por isso, para alterar os dados de recuperação da senha, o segurado precisa acessar direta-mente o endereço sso.acesso.gov.br, fazer o login, utilizando CPF e senha do Meu INSS e, en-tão, efetuar a alteração do cadastro.
No entanto, caso queira apenas alterar ou atualizar seu cadastro, é possível fazer isso no site do FGTS na Caixa, basta:
Você precisa clicar diretamente dentro do aplicativo Caixa Tem no campo “Preciso de Ajuda”, e em seguida, em “Desejo trocar o e-mail de cadastro.
Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “dados” e selecione o serviço desejado. Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “atualização” e selecione o serviço desejado.
Atualize seus dados da Conta gov.br na opção Alteração Dados Cadastrais. Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro.
A atualização pode ser feita diretamente na internet, nos casos em que o segurado posui senha de acesso. Basta ele clicar em "Agência Eletrônica: Segurado" e, em seguida, "Atualização de endereço de segurados e demais pessoas físicas".
A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo. Ao entrar no Caixa Tem, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).
Para utilizar esse serviço, você precisa fazer o download em seu celular do aplicativo Meu INSS ou Gov.br. Depois de acessar com seu login e senha, busque 'Prova de vida'. Então, é só seguir os comandos que serão exibidos na tela do celular até receber a mensagem “Parabéns! Prova de vida concluída com sucesso”.
Como fazer a prova de vida digital do INSS 2021 Dessa forma, aqueles que estiverem aptos a realizar este procedimento serão informados via mensagem de texto (SMS) no celular, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.
Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.
Quem não fez o recadastramento a partir de março de 2020 terá novos prazos
A partir de maio, a prova de vida voltará a ser obrigatória. O calendário será o seguinte (sendo a primeira data a do vencimento da comprovação de vida e, a segunda, a nova data): mar/abr 2020: maio/2021. mai e jun/2020: junho/2021.