Universidade de Jena1841
Marx ativamente argumentava que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e provocar mudanças socioeconômicas. Elogiado e criticado, Marx tem sido descrito como uma das figuras mais influentes na história da humanidade.
14 de março de 1883
14 de março de 1883
Ele defende a tese de que os meios de produção e as fábricas e os pedaços de terra no caso de cultivo, devem pertencer aos trabalhadores. Um termo que ele usa é a Mais-Valia, que é usado para designar a desigualdade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.
Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
A teoria da mais valia. Marx percebe que há uma disparidade entre o valor produzido pelo trabalhador e a remuneração que ele recebe. Vejamos um exemplo de como isso acontece: Em 10 dias de trabalho um trabalhador da indústria têxtil produz o valor equivalente a 50 peças de roupa (1.
A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios. Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Mais-valia e Lucro na Alienação do Trabalho O trabalhador é alienado de todo o processo produtivo e passa a ser dono, apenas, de sua força de trabalho. Sendo assim, o proletariado vende seu único bem, que é a força de trabalho, e essa passa a ser posse do capitalista.
Para Marx, filósofo econômico do século XIX, a alienação do trabalho acontece quando o trabalhador vende seu tempo e sua mão de obra para o detentor dos meios de produção, sendo necessário a partir da industrialização para a sobrevivência na sociedade capitalista.