Podemos classificar os lipídios em três grupos: simples, compostos e derivados. Os lipídios simples são aqueles que, quando sofrem hidrólise (quebra de uma molécula pela água) total, originam somente ácidos graxos e álcoois. Como exemplo temos gorduras, óleos e ceras. Os lipídios são moléculas insolúveis em água.
Veja os Quatro tipos de Lipídeos: Triglicerídeos, Cerídeos, Esteróides e Fosfolipídeos. 1. Triglicerídeos (glicerídeos) – São as Gorduras e os Óleos. Os Triglicerídeos são compostos pelo glicerol (álcool) associado a três moléculas de ácidos graxos.
Os lipídios são ésteres que constituem os mais importantes óleos e gorduras, com estruturas semelhantes e são elaborados nos seres vivos a partir de ácidos graxos e glicerol.
Lipídios são moléculas orgânicas importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções.
Os lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os lipídios complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos lipídios simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo.
Os esteroides são lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta.
Os lipídios também são encontrados em fontes vegetais:
Resposta. São encontrados na gordura de origem animal, no queijo, leite, ovos e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol, e outros. Cerideos – São classificados como lipídios simples. Formados por ácidos graxos e álcoois de cadeia longa, são altamente insolúveis em água.
As principais fontes de lipídios de origem vegetal são os óleos vegetais, sementes, nozes e algumas frutas, como abacate, coco e cacau.
O consumo excessivo de gordura, principalmente a saturada, de origem animal ou vegetal, é um fator preponderante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação.
Os triglicerídeos são óleos e gorduras de origem animal e vegetal formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade.
Os médicos aconselham a tomar cuidado com excesso de gordura devido a possibilidade de causar desequilíbrio que no organismos pode esta associado a falta de circulação pois abstrai os vasos, e pode causar muitos transtornos.
Publicado em: Revisado em: Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo.
Frutas: se você teve uma refeição pesada, troque a sobremesa por frutas, em especial as ricas em antioxidantes, como cerejas, kiwis, uvas, morangos etc. Vinagre: uma colher (sopa) de vinagre na salada ajuda a manter o índice glicêmico estável depois de uma refeição rica em carboidratos.
A gordura trans é tão ou mais perigosa que a saturada. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL-c), o que causa o depósito de placas nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardíacas e AVC.
A fritura aumenta a pressão arteria, gera acúmulo de gordura abdominal, resistência à insulina, obesidade e doenças como câncer. A fritura é um dos tipos de comida mais deliciosas que fazem parte da nossa alimentação – muitas vezes, diária.