O enredo apresenta o casal Rita e Vilela, que é advogado. Ele reencontra Camilo, um de seus amigos de infância, que contrata seus serviços para tratar dos processos judiciais que envolvem a morte de sua mãe. Porém, Rita envolve-se com Camilo e é criado um triângulo amoroso na história.
A história começa numa sexta-feira de novembro de 1869. Rita, angustiada com a sua situação amorosa, resolve consultar, às escondidas, uma cartomante que serve como uma espécie de oráculo. Apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido, Rita teme pelos relacionamentos correrem em paralelo.
O resumo do livro Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de acreditar nas afirmações da cartomante. O nome dessa personagem não é revelado no livro, caracterizando, assim, a típica forma machadiana de escrever. A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições. Dizia sempre o que os outros queriam ouvir.
Resposta:Narrador: o conto tem um foco narrativo onisciente, ou seja, é um narrador em 3° pessoa. Esse tipo de narrador nos permite observar e entender melhor os fatos e as características dos personagens.
Machado de Assis, no conto A cartomante, constrói um narrador que se coloca de maneira superior em relação aos personagens e, ao mesmo tempo, filtra a visão que se possa ter dos mesmos, ou seja, manipula tanto os personagens como os leitores.
Trata-se de uma das mais famosas falas de uma das peças de Shakespeare, Hamlet. Eis que o príncipe da Dinamarca assim nos introduz no conto: “Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha nossa filosofia”.
O conto A Cartomante, do escritor Machado de Assis, demonstra uma visão concreta e negativa sobre a vida, o mundo e as pessoas. ... O foco narrativo desse conto está na terceira pessoa, sendo que existe a narração plena do autor, usando disso para a narração e descrição dos fatos.
Resposta. tipo machado sempre que traz um sentido as coisas nos seus livros, nesse caso além do adultério que tem em quase toda sua obra ha o fato de camilo no ser religioso mas no momento de desespero por estar com seu romance em risco apela a uma vidente.
No conto "A cartomante", de Machado de Assis, a expressão "óculos de cristal" se refere à intuição, que poderia suprir a experiência “adiantar os anos” . Camilo além de não ter experiência de vida, também não tinha a intuição para supor acontecimento que poderiam se suceder com ele e Rita.
A locução adjetiva "de cristal" atribui o sentido de que os óculos por terem as lentes de cristal tornam a visão mais clara, uma vez que as lentes de cristal são transparentes. As locuções adjetivas não são formadas por verbos, elas correspondem a junção da preposição com o substantivo ou da preposição com o advérbio.
Que sentido a locução adjetiva de cristal atribui à óculos? Resposta esperada: Os óculos com as lentes de cristal proporcionam uma visão mais clara, por ser transparente.
Resposta. Resposta: O narrador não quis dizer que Camilo necessitava literalmente de óculos porque não enxergava bem, mas o que faltava em Camilo era a intuição, uma visão mais clara de certas coisas, mais discernimento.
O narrador assume uma posição em relação ao fato narrado (foco narrativo) e o seu ponto de vista constitui a perspectiva a partir da qual ele conta a história. ... Na narração em 1ª pessoa o narrador é um dos personagens, protagonista ou secundário.
b) Como você relaciona essa frase com o que Camilo sentia naquele momento? Essa antítese é reveladora do conflito que vivenciava: ficava animado com as palavras da cartomante e ao mesmo tempo antevia o drama.
Verificado por especialistas Acredito que seja o próprio Vilela. Que era marido de Rita e amigo de Camilo - com essas relações com os dois, o próprio Vilela acabava aproximando eles :P.
Podemos notar que a metáfora utilizada para fazer referência ao comportamento de Rita é o seguinte: "Rita ri tá". Isto é, o autor afirma que Rita , pessoa, está a sorrir enquanto narra, afirma portanto que apresenta um estado de espírito alegre.
A ida de Rita se dava por superstições, nas quais Camilo não acreditava, e ele riu bastante dessa atitude da rita, considerando ela bastante ingenua. A Rita não gostou da atitude e o repreendeu, falando para que parasse de rir e muda-se a sua atitude, já que ela acreditava nas superstições.
Resposta: os principais personagens são Vilela, Camilo, Rita e a cartomante. Vilela: um bom marido, um bom amigo,advogado e um pouco ingênuo. Marido de Rita e traido por seu melhor amigo.
Narrador: o conto tem um foco narrativo onisciente, ou seja, é um narrador em 3° pessoa. Esse tipo de narrador nos permite observar e entender melhor os fatos e as características dos personagens. Frequentava uma cartomante; era dissimulada, porém muito bela e formosa. ...
Resposta: No conto A Cartomante, de Machado de Assis, a visita de Rita à cartomante provocou em Camilo risadas, pois ele achou hilário que a sua amiga - e amante - Rita acreditasse nestas "tolices sobrenaturais", que ele considerava apenas um monte de superstições tolas, achando engraçada a ingenuidade de Rita.
No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? ... e) Negava qualquer envolvimento com religião.
Vegetações que vivem em associação com outras das quais retiram os meios para sua sobrevivência. A orquídea é um exemplo de vegetação parasita.
substantivo feminino Crença popular sem fundamento, geralmente motivada por algum tipo de superstição: é crendice aceitar que leite com manga faz mal. Crença que não se pauta em preceitos religiosos e, por isso, não tem aval de alguma religião ou igreja. Etimologia (origem da palavra crendice).
Verificado por especialistas No conto "A cartomante", os adjetivos que podemos relacionar com a carta recebida por Camilo são: anônima, imoral e pérfido, apaixonadas. Este conto foi escrito pelo autor brasileiro Machado de Assis e publicado em 1884 na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro.
O sentimento, as dúvidas e os pressentimentos evocam crendices vivas ou adormecidas no par amoroso; apimente o mistério com a presença de uma leitora-fiandeira do destino, a cartomante.
“A cartomante” é narrado em terceira pessoa, com a história se passando em 1869, no Rio de Janeiro. O escritor ainda cita locais como a Rua da Guarda Velha e a Rua dos Barbonos, com um cenário urbano muito rico. O conto começa apresentando o casal Rita e Vilela.
1- Mesmo diante da incredulidade acerca da eficiência da cartomante, Camilo se dispõe a consultá-la já que ela representa uma esperança para o fim das angustias de Camilo. 2- O autor quis mostrar uma pessoa que age baseado numa farsa e quais as consequências da credulidade a esses farsantes.
Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locução. Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: é a Locução Adjetiva (expressão que equivale a um adjetivo.) Por exemplo: aves da noite (aves noturnas), paixão sem freio (paixão desenfreada).