Paramentação cirúrgica é a vestimenta específica e apropriada aos procedimentos realizados no Centro Cirúrgico. De acordo com a tradição, inclui o uniforme privativo (calça e blusa), propé ou sapato privativo, gorro, máscara, avental cirúrgico e luva cirúrgica.
Sendo assim, os principais componentes de um Centro Cirúrgico são: recursos materiais, humanos e espaço físico. parede, piso, banheiro, janelas e portas.
Lembre-se sempre de utilizar roupas que não mostrem demais, confortáveis e os equipamentos de segurança (jaleco e pijamas cirúrgicos), mas sempre nos seus devidos locais. Com isso, você está protegendo os seus pacientes e também a você mesmo, impedindo a proliferação de germes.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para a equipe que o assiste. No centro cirúrgico são consideradas três zonas distintas: de proteção, limpa e estéril.
Cirurgias Contaminadas – são aquelas realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrido falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local.