Bactérias fototróficas, fotoautotróficas e sulfobactérias São fotoautotróficas, isto é, são capazes de produzir as próprias substâncias orgânicas que lhes servirão como alimento. Para isto, utilizam o gás carbônico como fonte de carbono e, a luz solar como fonte de energia.
Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidação de compostos de enxofre.
A quimiossíntese divide-se em duas etapas: A formação do NADPH e de ATP, usando a energia fornecida por determinadas reações químicas de oxirredução que ocorrem no meio; A segunda fase é igual à fase química da fotossíntese, redução de dióxido de carbono, o que conduz à síntese de substâncias orgânicas.
Trata-se da produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar. Sem espanto, estas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas que são classificadas como quimiossintetizantes.
Resposta. Os fotossintetizantes utilizam a luz solar para se alimentarem e os quimiossintetizantes utlizam substâncias químicas para se alimentarem. Espero ter ajudado!
Também são chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas. Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes. ... Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.