de haste - os bonecos são suspensos por uma haste de metal, partindo da cabeça para a mão do manipulador, podendo também ter fios para os braços e as pernas; de fio - os bonecos são ligados por fios a um controle, feito de madeira, que permite ao manipulador movimentá-los.
O boneco de fantoche, boneco de luva ou boneco mamulengo como é conhecido no nordeste é feito com cabeça de madeira, de massa ou papelão, vestindo, coberto por um pano, no qual os movimentos são produzidos pela mão. Em seu manejo geralmente o dedo indicador é colocado na cabeça e o polegar e o médio nos braços.
Através dos bonecos, o povo se identifica com suas alegrias e suas tristezas, com seus temores e sua capacidade de fé, com seus tipos matreiros e seus elementos repressores, com o esmagamento de seus direitos e sua ânsia de liberdade.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
Significado de Mamulengo substantivo masculino [Brasil: Nordeste] Fantochada, representação teatral com bonecos, geralmente em épocas de festividade.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. ...
tí·te·re re. 1. Boneco manipulável, geralmente através de cordéis e engonços ou através da mão introduzida numa espécie de luva que constitui o corpo do boneco.
A história termina com a origem do nome mamulengo. Veio de “mão molenga”, uma referência ao movimento feito pelos artesãos para movimentar os bonecos. Isabel Concessa ainda lembra que, mesmo inspirado nos fantoches europeus, os mamulengos são uma criação tipicamente nordestina.
Mesmo falando apenas da região nordeste, a variação do teatro de bonecos tradicional é relativamente gran- de e recebeu diferentes nomes: Mamulengo (Pernambuco), Babau (Paraíba), João Redondo (Rio Grande do Norte) e Cassimiro Coco (Maranhão, Alagoas, Ceará e Piauí).
O Teatro de Bonecos do Nordeste se tornou uma tradicional brincadeira, com origens no hibridismo cultural, durante o período de colonização do Brasil. A troca intensa possibilitou uma diversidade de temáticas: religiosa, profana ou de costumes populares.
Fantoche é uma espécie de boneco animado por uma pessoa, diferindo da marioneta pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, ao passo que a marioneta é, via de regra, suspensa por fios invisíveis. ... Na cultura popular nordestina do Brasil há um tipo particular de fantoche, o mamulengo.
* O Museu onde são guardados e protegidos . Características como montagem , tema e apresentações. São de gêneros diferentes conforme região.
Resposta. Resposta: Ventrilogo é usado uma luva em forma de personagem o falante (quem comanda o ventrilogo)tem que falar sem que se abra a boca ou mova-se os lábios, de maneira que o som pareça vir doutra fonte diferente do falante.
A marionete de fios é composta por três elementos estruturais: o boneco ou figura animado, representando um ser humano, animal ou criatura antropomórfica; os fios de comando, que comunicam ao boneco os gestos e ações pretendidas pelo animador; o comando ou cruzeta, destinada à controlar os fios e os movimentos do ...