A rugosidade pode ser medida mecânica ou opticamente, dividindo-se a região medida (lm) em cinco subregiões (le) e calculando um linha média para o perfil, para a qual a área dos picos acima e abaixo da linha é igual.
adjetivo Irregular; com irregularidades; de terreno escarpado: superfície áspera. Pouco agradável ao toque, ao tato: blusa áspera. [Figurado] Rude; difícil de tratar, de conviver; que é ríspida: colega áspera. [Figurado] Árdua; muito complicado de executar: atividade áspera.
Causadores da rugosidade A grandeza, a orientação e o grau de irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas, que, entre outras, são: Imperfeições nos mecanismos das máquinas-ferramenta. ... Desgaste das ferramentas. O próprio método de conformação da peça.
As saliências e reentrâncias (rugosidade) são irregulares. ... Esse parâmetro é conhecido como: Ra (roughness average) significa rugosidade média; CLA (center line average) significa centro da linha média, e é adotado pela norma inglesa. A medida é expressa em micropolegadas (min = microinch).
Erros microgeométricos Erros microgeométricos são os erros conhecidos como rugosidade. É o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. ... Por exemplo: superfícies plana, cilíndrica etc., que sejam, por definição, perfeitas.
A remoção do material é: facultativa exigida não permitida Superfície com rugosidade de valor máximo Ra = 3,2 mm. Superfície com rugosidade de valor máximo Ra= 6,3 mm e mínimo Ra = 1,6 mm. Símbolo básico; só pode ser usado quando seu significado for complementado por uma indicação.
Neste exemplo, N 9 é a classe de rugosidade predominante. Uma das superfícies de revolução deve apresentar a classe N 8 e a superfície do furo longitudinal deve apresentar a classe N 6. O símbolo pode ser representado dentro dos parênteses para substituir as indicações específicas de classes de rugosidade.
Rugosidade média (Ra) O valor de Ra pode ser expresso em um (sistema métrico) ou µinch (sistema inglês) e a resolução dos rugosímetros é geralmente de 0,1 µim (10 u inch) ou 0,01 um (1 µinch). Outros nomes deste parâmetro são os seguintes: Roughness Average (Ra), Center Line Average (CLA) ou Arithmetical Average (AA).
Chama-se o comprimento le de comprimento de amostragem (NBR 6405/1988). O comprimento de amostragem nos aparelhos eletrônicos, chamado de cut-off (le), não deve ser confundido com a distância total (lt) percorrida pelo apalpador sobre a superfície.
Funcionamento do rugosímetro O processo de medição que define a rugosidade da superfície, consiste em percorrer a superfície que será analisada com o apalpador (que carrega a agulha apalpadora), acompanhado por uma guia que auxilia ele a se mover na mesma direção.
Uso: superfícies de vedação, superfícies dinamicamente carregadas etc. Vantagem: indica a deterioração da superfície, fácil obtenção, grande difusão, complementa o Ra. Desvantagens: nem todos os rugosímetros medem, cuidado ao obtê-lo sem filtragem, não informa o formato da superfície.
O acabamento superficial é fundamental onde houver desgaste, atrito, corrosão, aparência, resistência à fadiga, transmissão de calor, propriedades óticas, escoamento de fluidos e superfícies de medição (blocos-padrão, micrômetros, paquímetros, etc.).
Usinagem de acabamento é, tipicamente, o revestimento que um material tem à medida que sai da fábrica onde é processado. A maioria dos metais, tais como alumínio, é polida após a saída do moinho. Isto deixa o material claro e brilhante e remove qualquer resíduo que possa estar presente.
O Parâmetro Ra
Superfície real: Superfície que limita o corpo e o separa do meio que o envolve. ... É a superfície apresentada pelo instrumento de medição.