Para que uma empresa saiba quais as competências organizacionais e as individuais que precisa para atingir seus resultados, deve-se mapear essas competências. Existem técnicas e métodos para realizar o mapeamento de competências (Takahashi, 2015, p.
Quais as competências de um profissional de Recursos Humanos?
Conhecimento tecnológico para o desempenho das tarefas A área de RH está cada vez mais moderna e exige novas tecnologias para otimização dos resultados internos. Hoje é possível falar em softwares para desdobramento de metas, sistemas de avaliação de desempenho, gestão de benefícios, plataformas de seleção e KPIs.
A função do RH é realizar o gerenciamento dos recursos humanos, ou seja, a conciliação entre os interesses dos funcionários e os da empresa. Por isso, esse profissional é responsável por gerir os relacionamentos internos, realizar processos de recrutamento e seleção para encontrar mão de obra qualificada no mercado.
O RH estratégico é responsável por modelar a cultura da empresa, adequando-a às necessidades do negócio. Além disso, sabe quais são as metas, os objetivos e as dificuldades enfrentadas, também entende o modelo de negócio e direciona de forma estratégica o caminho da companhia.
O RH 4.
Estratégia em recursos humanos (RH) é uma prática que as empresas devem adotar com extrema urgência. O objetivo principal da estratégia de recursos humanos é ter funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. ...
Planejamento de pessoal; procurar as necessidades futuras, realização de processos internos, desenvolver processos do funcionários qualificados para o cargo de promoção ou procura candidatos externos que ocupem as vagas exigentes, identificar o candidato mais qualificado entre aqueles recrutados.
As políticas de Recursos Humanos são documentos elaborados com o objetivo de esclarecer os colaboradores de uma empresa sobre a maneira que ela atua no que diz respeito à gestão de pessoas.
Para apoiar os profissionais da área, neste post abordaremos 5 dicas de como criar a política de RH....
A política de recursos humanos (RH) é uma série de diretrizes que servirão como guia para que a empresa faça a gestão dos funcionários de forma estratégica, com o objetivo de alcançar as metas traçadas para o negócio. É a partir dela que a empresa estabelece condutas para o dia a dia organizacional.
Mais do que isso: a gestão de benefícios pode ser estratégica para motivar e engajar os colaboradores, elevando a produtividade e a competitividade da organização. ... Também criam um clima positivo, fazendo com que as pessoas sintam-se parte importante da organização.
O que é política de benefícios? Chamamos de política de benefícios o conjunto de diretrizes que orientam a concessão dos benefícios corporativos ofertados pela empresa aos seus colaboradores. A política de benefícios é desenvolvida, em geral, pelo time de Recursos Humanos.
O oferecimento de benefícios para funcionários contribui para a formação de um ambiente de trabalho saudável e adequado ao crescimento profissional, incentivando os colaboradores a realizarem suas tarefas com qualidade e satisfação.
O que são benefícios legais? Os benefícios legais, que também são chamados de compulsórios, são aqueles impostos à empresa pela lei trabalhista. Isso significa que, mais do que vantagens oferecidas aos colaboradores, esses itens fazem parte dos direitos dos funcionários e não podem ser negados.
Benefícios espontâneos Como os benefícios legais são os obrigatórios, os espontâneos são o contrário disso. Ou seja, são privilégios dedicados aos funcionários espontaneamente!