Vire-o e veja se o pimentão tem quatro bumbuns, esses são as fêmeas e os que tem 3 são os pimentões machos . Os pimentões fêmeas tem mais sementes, mas são mais doces e melhores para serem comidos crus. Os pimentões machos são melhores para cozinhar.
Para acertar na escolha não tem segredo, basta observar o fundo do fruto. Isso mesmo, pimentão é um fruto e não um legume. Se tiver três gomos, ele é chamado de macho e por isso tem um sabor mais doce. Se tiver quatro gomos, é fêmea e tem sabor mais intenso.
Pimentão Verde: De sabor mais marcante e leve picância, é ótimo para ser consumido cru em saladas ou com carnes. Pimentão Vermelho: De sabor mais adocicado, é mais leve ao paladar, sendo ótimo para molhos e saladas.
*O pimentão verde é o menos maduro; o amarelo é quase maduro e o vermelho, o mais maduro. O sabor também muda: o verde é o mais ácido (e considerado indigesto…); o amarelo e o vermelho são mais docinhos.
Alguns dos benefícios mais importantes do pimentão são: Fortalece o sistema imune, devido à sua composição em antioxidantes, que combatem os radicais livres; Exerce uma ação antienvelhecimento, devido aos antioxidantes e às vitaminas do complexo B, indispensáveis para o crescimento e renovação celular.
Já o pimentão vermelho é é rico em antioxidantes – como o licopeno – que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares, por sua vez. Também é rico em vitamina C e vitamina E. Ele é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (10 vezes mais que o pimentão verde).
Além da capsaicina, o pimentão contém vitamina C, vitamina A e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Por conter baixíssimas calorias o pimentão pode estar incluso em dietas de emagrecimento e ainda possui propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos.
O vermelho possui maior concentração de vitamina A e zinco. Já o amarelo é boa fonte de vitamina C, enquanto o verde oferece mais acidez. Porém, não importa a versão, todos têm antioxidantes de sobra, o que confere ao pimentão diversos benefícios para a saúde.
Como qualquer um que ama pimentões, você deve saber que eles estão disponíveis em várias cores: verde, amarelo, laranja e vermelho. E o mais óbvio seria que o pimentão verde nascesse em um pé de pimentão verde (ou árvore, sei lá), pimentões amarelos nascessem no pé de pimentão amarelo, e assim por diante.
Porém, como o pimentão amarelo e vermelho demoram a amadurecer, eles acabam exigindo mais tempo e cuidados contra pragas e demais fatores que possam prejudicar a colheita, deixando-o mais caro.
Não há problema em semear as sementes de pimentão no local definitivo, mas como as mudas são frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas.
Pimentão amarelo. Época de plantio: De março a maio com o pimentão vermelho. Colheita: 90 dias após o transplantes. Tempo de colheita: Pode produzir por até 12 meses.
110 dias
As sementes de pimentão podem ser semeadas diretamente no local definitivo, mas como as mudas são relativamente frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas.
As temperaturas mais adequadas para o plantio vão de 21 a 27 graus célsius. Em regiões de clima temperado, o cultivo deve ser feito nos períodos menos frios e com menos riscos de geadas. Em locais frios ou com altitudes acima de 800 metros, deve-se fazer a semeadura do pimentão entre os meses de agosto e fevereiro.