A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. ... Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento. Diferentemente do que se pensa, o conceito não é sinônimo de carinho e amor.
Ao ser estabelecido vínculos afetivos sadios entre professores e discentes, a aprendizagem é facilitada, visto que a interação entre os atores do ato educacional passa a ser fundamentada pelo companheirismo, respeito e confiança.
Como se constatou pelos estudos, o professor, dentro da sala de aula, é o principal mediador do processo ensino- aprendizagem. ... Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p. 91) defende, em sua teoria, o caráter contagioso das emoções.
O processo ensino-aprendizagem deve ser a interação entre a pessoa que ensina (professor) e o que aprende (aluno), sendo que ato de ensinar e aprender acontece entre a relação dos sujeitos humanos, relacionamento esse que envolve afetividade, atenção e uma boa comunicação. ...
Relação professor-aluno segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
A atuação do professor é de suma importância já que ele exerce o papel de mediador da aprendizagem do aluno. Certamente é muito importante para o aluno a qualidade de mediação exercida pelo professor, pois desse processo dependerão os avanços e as conquistas do aluno em relação à aprendizagem na escola.
Os resultados encontrados na pesquisa mostram a necessidade de se implantar cursos a distância que garantam um canal de comunicação eficiente, privilegiando, assim, a interação entre alunos e professores. Essa interação, por sua vez, será o que propiciará um ensino de qualidade.
O professor inicia a relação professor-aluno na EAD e possui habilidades tecnológicas e de comunicação para implementar efetivamente a educação à distância. ... O professor fornece ambiente, materiais e orientação para a aprendizagem colaborativa, grupos de discussão interativos, aprendizado individual e pesquisa.
Resposta. Resposta: Com o estudo a distancia , o aluno precisa criar uma rotina e um habito de estudo para aprendizagem , exige maior concentração nas aulas ...
Afinal, qual a importância da interação no ensino a distância? Pelo fato do ensino remoto oferecer uma experiência em tempo real, a conexão entre aluno e professor é potencializada. Desse modo, a dinâmica do aprendizado acontece com naturalidade, uma vez que valoriza a relação do tutor com o estudante.
Desde o surgimento da razão, o homem que pensa tem se orientado a uma noção mais apta a qualificar as relações entre o que se observa na natureza de forma intuitiva e direta e o que se pressupõe existir para além da capacidade de percepção por nossos sentidos.
A troca de mensagens entre alunos, professores e tutores também é uma forma importantíssima de promover a interatividade no EAD. ... Os professores, em geral, são bastante atarefados e podem não ver e não responder em tempo hábil, então, a interação fica um pouco comprometida.
A EaD possibilita ao aluno desenvolver sua autonomia e interdependência, proporcionando certa liberdade no seu processo de aprendizagem, pois ele pode criar e recriar o tempo todo, através das relações e interações desenvolvidas através do uso das ferramentas de comunicação e informação, a EaD apresenta um universo de ...
5 desafios da educação a distância no Brasil
Características do perfil do aluno EAD no Brasil
Para que o aluno consiga se desenvolver na educação a distância, ele necessita de um tripé fundamental que gere as competências necessárias para o decorrer do curso escolhido.
O meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância era via correspondência, ou seja, por meio de cartas. O ensino EAD leva a educação para pessoas que não tem tempo, nem disponibilidade física de comparecer a uma instituição de ensino.
A flexibilidade é uma das maiores vantagens de um curso a distância e uma das principais razões pelas quais muitos estudantes optam por essa modalidade de ensino. Com a prática constante dessa habilidade, os alunos tendem a se tornar profissionais versáteis e prontos para qualquer desafio.
Acompanhe a seguir as principais.
Cinco maneiras de como ser bom aluno EaD
O indicado para um bom desempenho no estudo a distância, é que o aluno se dedique por pelo menos de 4 a 5 horas por semana. Entende-se que esse é o tempo mínimo necessário para o entendimentos dos conteúdos, a resolução dos exercícios, além da possibilidade de surgirem dúvidas que devem ser tiradas.
15 dicas para melhorar seu rendimento estudando a distância