O dente é secado, aplica-se um ácido específico, que é lavado e o dente novamente seco. A seguir, o material resinoso (selante propriamente dito) é aplicado na superfície de mordida (oclusal) do dente e submetido a uma luz especial ultravioleta para endurecer (polimerizar) o selante .
* Modo de usar: - Limpar a superfície oclusal, incluindo as fóssulas e fissuras utilizando taça de borracha e pedra pomes, lavar e secar. - Isolar todo o quadrante a ser selado com dique de borracha ou outro método adequado de isolamento.
A durabilidade do selante pode variar muito de um paciente para outro. Devido ao fato dos selantes serem compostos por um material resinoso, com o tempo ocorre o desgaste da sua superfície, expondo novamente os sulcos e fissuras dos dentes. Os selantes podem durar até um ano ou mais.
O selante dentário é uma barreira protetora aplicada nos dentes das crianças para impedir a presença de alimentos e bactérias que resultam em cárie.
4 dicas para proteger os dentes
Os selantes mais utilizados na construção civil são de poliuretano, de silicone e de acrílico (foto: Dimik_777/shutterstock) Os selantes são materiais impermeabilizantes que atuam para vedar juntas em fachadas, esquadrias e pavimentos.
Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar.
Os selantes representam um método não invasivo de controle da doença cárie, atuando como um material que, após introduzido no elemento dental, forma uma barreira mecânica impedindo o contato entre o biofilme e a superfície dentária.
Fosseta: depressão em forma de ponte localizada nas faces vestibulares e linguais dos molares, corresponde ao término dos sulcos ocluso-vestibular e ocluso-linguais.
Face vestibular: é a frente do dente. Essa face fica voltada para os lábios ou bochecha. Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.
D O primeiro molar superior possui como característica a ponte de esmalte, que une a cúspide disto-lingual à cúspide mésio- vestibular, interrompendo o sulco mésio-distal. Nos incisivos centrais superiores as faces mesiais e distais são convergentes para a oclusal no sentido vertical.
Sentido C-O: Cervical, médio, oclusal. Elevação em forma de pirâmide, encontrada na face oclusal dos dentes, tem função de trituração. ...
Características gerais comunsa todos os dentes As faces mesiais são sempre maiores nos dois sentido (ocluso-cervical e vestíbulo- lingual) e mais planas que as faces distais. ... Como única exceção temos o 1º molar superior, onde a face lingual ou palatina se apresenta mais larga que a vestibular.
A linha cervical ou gengival é formada a partir da união dos zênites dos caninos, incisivos laterais e incisivos centrais superiores. Sendo o ponto mais apical do contorno gengival, o zênite, nos dentes superiores, está normalmente localizado distalmente ao longo eixo dentário.
Os dentes “serrinha” , também chamados de dentes em flor de lis, são observados durante a infância nos incisivos superiores e inferiores, ou seja, nos dentes da frente da boca. Quando eles nascem é normal que possuam na anatomia três mamelos – ou mamelões – em sua borda, dando essa impressão de ondinha ou serrinha.
No consultório dentário a correção dessas bordas é feita através do uso de resina, material que possui a mesma cor dos dentes. Esse procedimento é o mesmo feito nas pequenas fraturas e consegue deixar um resultado natural. Essa técnica de correção, além de simples, contribui para a autoestima do paciente.
Qual é a causa dos dentes de serrinha? Quando eles começam a nascer, é totalmente normal que os dentes tenham em sua anatomia os três mamelos (ou mamelões) nas bordas, dando a aparência de ondinha ou serrinha.
Caninos. Temos 4 dentes caninos, que são os dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 embaixo e eles são utilizados principalmente para rasgar alimentos ou algum tipo de objeto.
Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Dentes do siso
O primeiro e o segundo pré-molares são os molares que ficam ao lado dos caninos. As crianças pequenas não têm dentes pré-molares. Aparecem primeiro como dentes permanentes quando as crianças têm entre 10 e 12 anos de idade .
Os molares: (54, 55, 64, 65, 74, 75, 84 e 85). São responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos. Isso tudo graças ao seu formato com várias pontas. Ao todo, são oito dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.
Entre as diversas anomalias dentárias, a giroversão dental constitui uma anomalia de grande prevalência, na qual o dente realiza rotação em torno do seu próprio eixo. ... Na avaliação das radiografias panorâmicas foram encontradas 246 dentes girovertidos.
A classificação e a função dos dentes Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
Resposta. Cada dente nosso tem uma função diferente, como cortar, rasgar, triturar, e por esse motivo apresentam tamanhos diferentes.