As Constituições anteriores são as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967.
Constituição da República Federativa do Brasil
A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, classifica-se como promulgada, formal, analítica, dogmática, eclética, (pragmática), dirigente, normativa (ou tendente a sê-la), rígida e escrita codificada.
Constituição de 1988
A Constituição de 1988 está dividida em nove títulos que abarcam 250 artigos, que por sua vez carregam todas as normas essenciais como direitos fundamentais, estrutura do Estado, competências de cada ente, além de regras de cunho formal relativas à organização básica do Estado.
Constituição balanço é a nomenclatura utilizada para a constituição que descreve e registra a organização política estabelecida (Lenza, 2009). ... Este tipo de Carta Magna foi adotado pelos países europeus enquanto socialistas.
Pode-se dizer que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é OUTORGADA. ... De acordo com a doutrina constitucionalista, classifica-se como HISTÓRICA a constituição que é resultado de uma lenta e contínua evolução das tradições e dos fatos sociais e políticos de um povo.
Quer dizer que foi imposta pela a autoridade do governante; Quer dizer que foi aprovada em plebiscito.
Sobre a classificação das constituições, é CORRETO afirmar: ... d) A Constituição brasileira de 1988 pode ser classificada como flexível, tendo em vista as inúmeras emendas constitucionais que já recebeu. e) A rigidez constitucional se caracteriza pela impossibilidade de qualquer alteração do texto formal da constituição.
as constituições-garantia se caracterizam por conterem em seu corpo um conjunto de normas que visam garantir aos cidadãos direitos econômicos, sociais e culturais, estabelecendo metas de ações para o Estado. a Constituição Brasileira de 1988 é democrática, rígida (ou super rígida), prolixa e ortodoxa.